Análise do Ecossistema Caatinga Nativa no Município de Aparecida no Vale do Piranha Paraibano
Resumo
A Caatinga é um mosaico de arbustos espinhosos e florestas sazonalmente secas, bioma exclusivamente brasileiro, o qual possui características e espécies vegetais e animais únicas. Embora possua características tão marcantes, a caatinga está entre os biomas que mais sofrem com a interferência humana. E diante de sua importância ressaltasse que estudos de levantamentos de espécies vegetais e animais, nessa região se faz importante para a preservação e manutenção desse bioma. Objetivou-se com o desenvolvimento desse trabalho fazer uma análise do ecossistema caatinga nativa em processo de recuperação na comunidade de Riachão no município de Aparecida-PB. Na área estudada foram demarcadas quatro subáreas ao acaso, de 100 m². Em cada parcela foi realizado o levantamento e análise da flora existente. Foi utilizado para analisar os dados do levantamento das espécies o índice de diversidade Shannon-Wiener. Na área estudada, foi registrada a presença de 40 diferentes espécies vegetais nativas. As quatro subáreas possui vegetação densa e diversificada, devido ao processo de conservação natural sem interferência antrópica, apresentando-se como sistema em processo de sucessão equilibrada.Referências
AB’SABER, A.N. 1977. Espaços ocupados pela expansão dos climas secos na América do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários. Paleoclimas (Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo) 3: 1-19.
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3.ed. São Paulo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012, 400 p.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a ação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente e Universidade Federeal de Pernambuco. 2004. 36p.
DNOCS. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. 2013. Disponível em:<http://www.dnocs.gov.br>. Acesso em: 28 de abril de 2015.
IBGE. Mapa de Vegetação do Brasil. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169>. Acesso em: 28 de abril de 2015.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2006.
LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. Ecologia e conservação da Caatinga. Recife – PE: Editora Universitária. Universidade Federal de Pernambuco, 2003. 804 p.
SILVA, J.M.C., M. TABARELLI, M.T. FONSECA & L.V. LINS (orgs.). 2004. Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Ministério do Meio Ambiente, Brasília.