O uso de Metodologias Participativas e as Contribuições para Geração de Novos Conhecimentos em Comunidades no Agreste Paraibano
Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o uso de metodologia participativa na extensão universitária destacando a importância dessa atividade como de grande relevância para a construção de novos conhecimentos. A partir da realização de diagnóstico e experimentação participativa foi possível identificar uma demanda comunitária, refletir sobre suas consequências, e buscar solução durável para enfrentamento da questão. Dessa forma ficou evidenciado que dentre os muitos conhecimentos gerados na universidade poucos são aqueles que refletem sobre as situações socais e locais, e, no nosso caso, mostrou-nos que soluções simples podem fazer grande diferença no sentido de possibilitar a construção de conhecimentos pautados na sustentabilidade. Para além dos resultados aqui apresentados o projeto conseguiu estabelecer um canal de comunicação com a comunidade que busca o reconhecimento enquanto remanescente quilombola, e isso nos possibilitou trazer tal debate para o meio acadêmico contribuindo para um fazer universitário consciente do seu papel social e envolvido com a construção de conhecimentos que nos permitam sonhar com uma sociedade mais justa e sustentável.Referências
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Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico