Agricultura familiar, agroecologia e políticas públicas no assentamento Sadia Vale Verde/Cáceres, MT

Autores

  • Maurício Ferreira Mendes Mestrando em Ambiente e Produção Agrícola da UNEMAT
  • Manoel Calaça UFG
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves UNEMAT
  • Marcela de Almeida Silva UNEMAT
  • Jesã Pereira Kreitlow UNEMAT

Resumo

A agricultura familiar brasileira ao longo de toda nossa história sempre produziu a maioria dos alimentos consumidos pela população, porém sempre foi inibida por falta de políticas públicas de apoio e fomento. Porém a partir de 2002 essa realidade começou a mudar, com a criação de novas políticas para o setor rural brasileiro. O objetivo deste trabalho foi investigar a produção agroecológica e a extrativista, bem como a comercialização via política pública realizada pelas agricultoras do assentamento Sadia Vale Verde em Cáceres/MT. Utilizou-se a metodologia de diagnóstico rural participativo. Constatou-se que no assentamento Sadia Vale Verde são produzidos diversos produtos agrícolas agroecológicos e extrativistas que diversificam a alimentação das famílias e dos 1.973 alunos de cinco escolas do município de Cáceres, gerando uma renda R$ 78.000,00 as agricultoras do assentamento em contrato com o Governo Federal em 2014. Palavras-chave: Assentamento rural; Produção Diversificada; Renda; Segurança Alimentar e Nutricional.

Biografia do Autor

  • Manoel Calaça, UFG
    Professor da UFG
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves, UNEMAT
    Professora da UNEMAT
  • Marcela de Almeida Silva, UNEMAT
    UENMAT
  • Jesã Pereira Kreitlow, UNEMAT
    UNEMAT

Referências

BUAINAIN, A. M. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para o debate. Brasília: IICA, 1 ed. 2006. 136p.

Fórum Brasileiro de Segurança alimentar e Nutricional (FBSAN). A terceirização da comida. Revista Proposta. a. 33, p. 57-61, 2009.

GRISA, C. Políticas públicas para a Agricultura Familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. 2012. 280f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2012.

MEDEIROS, L.; LEITE, S. A. A formação dos assentamentos rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. Porto Alegre, Rio de Janeiro: Ed. Universidade UFRGS/CPDA, 1999. 307p.

PANDOLFO, M. C. O Programa de Aquisição de Alimentos como instrumento revitalizador dos mercados regionais. Revista Agriculturas, v. 5, n. 2, p. 14-17, jun./2008.

VERDEJO, M. E. Diagnostico Rural Participativo: Guia prático DRP. Brasília: MDA/Secretaria Da Agricultura familiar, 2010. 61p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>