Manejo e Conservação de materiais genéticos e soberania alimentar de camponeses, povos e comunidades tradicionais no Vale do Jequitinhonha, MG
Resumo
Informações acerca do manejo e conservação de materiais genéticos foram obtidas da caracterização de seis agroecossistemas de referência, no Vale do Jequitinhonha, região do Semiárido de Minas Gerais. O objetivo foi analisar quais são as estratégias de conservação dos materiais genéticos encontradas nos agroecossistemas e qual é a relação dessa conservação com a soberania alimentar de camponeses, povos e comunidades tradicionais.Referências
Barbier, R. 2007. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 159p.
Chambers, R. 1992. Rural Development: Putting the Last First. London: Longman, snp.
Bustamante, P. G; Alvarenga, A. C.; Lopes, N. F. A. Sementes: estratégias articuladas em rede. In: CAA/NM. Agrobiodiversidade: Uso e gestão compartilhada no semiárido mineiro. Montes Claros: 2013. 48 p.
IBGE. 2010. Resultados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=31. Acessado em 10 de novembro de 2010.
INCRA/FAO. sd. Curso Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários – Guia Metodológico (Versão 5.0). Brasília: INCRA/FAO, 53 p.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.