Formação de Monitores de Escolas Família Agrícola de Minas Gerais em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Palavras-chave:
educação do campo, agricultura familiar, construção coletiva do conhecimentoResumo
Uma parceria entre a AMEFA e a UFVJM, com apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq/MDA/MDS, está possibilitando a realização de um processo de Formação de Monitores de Escolas Família Agrícola de Minas Gerais em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. A referência educacional das EFAs é fundamentada na pedagogia da alternância onde os meios familiar, sócio-econômico e escolar se integram valorizando o conhecimento local e os aspectos culturais. O monitor é facilitador do processo de construção do conhecimento teórico-prático e da integração escola-família. A metodologia adotada pelo presente processo de formação tem como princípio potencializar as experiências dos monitores a partir da interação dos diversos conhecimentos e saberes sobre temas relacionados à agroecologia e ao desenvolvimento rural sustentável, na perspectiva da construção coletiva do conhecimento, e as possibilidades metodológicas utilizadas com os educandos nas escolas. Estão sendo realizados módulos presenciais de formação, elaborados materiais referentes aos temas tratados nos módulos e conduzidas experimentações agroecológicas nas áreas de algumas EFAsDownloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia