Avaliação do estado de sustentabilidade das lógicas familiares de produção em São Félix do Xingu, Território Sul do Pará.
Resumo
O estudo aborda a sustentabilidade dos agroecossistemas da agricultura familiar do município de São Félix do Xingu-SFX/PA, contexto com grande impacto socioambiental provocado pelo desmatamento. O objetivo foi de identificar as condições ecológicas, sociais, técnicas e econômicas dos agroecossistemas dos agricultores familiares e levantar os principais problemas e prioridades, na construção de uma agenda de sustentabilidade a ser implementada pelas lógicas familiares de produção. A análise foi realizada numa amostra de 30 famílias, com base na adaptação do método O Marco de Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS). Foram encontradas distintas lógicas produtivas e a ocorrência de quatro tipologias, que apontam que SFX vive um rico processo de transição de lógicas produtivas. Esta mudança aparenta ir de lógicas simplificadas para lógicas mais diversificadas e sustentáveis.Referências
CASTRO, E. R. De; MONTEIRO, R. e CASTRO, C. P. Atores sociais na fronteira mais avançada do Pará: São Felix do Xingu e a Terra do Meio. NAEA, UFPA: paper Naea, n. 180, ed. 1, 2004, 68 p.
MASERA, O.; ASTIER, M. e LOPEZ-RIDAURA, S. Sustentabilidad y manejo de recursos naturales: el marco de evaluación MESMIS. GIRA, México, 1999, 109 p.
SILVA, Luís Mauro Santos. Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará. 2008. 205p. Tese (Doutorado em Produção Vegetal). Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RS – Brasil.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico