Avaliação dos Atributos Morfológicos de Antróposolo Terra Preta de Índio Em Sítio Arqueológico no Município de Altamira-PA

Autores

  • Enoque, Gomes de Morais Universidade Federal Do Pará
  • Mayelle Wagner da Silva Universidade Federal Do Pará
  • Olganeth Moreira de Oliveira Universidade Federal Do Pará
  • Darlene Costa da Silva Universidade Federal Do Pará
  • Josefa da Silva Lima Universidade Federal Do Pará

Resumo

Terra Preta Arqueológica, são antropósolos com alta fertilidade, ricos em Fosforo, Cálcio, Potássio, Magnésio, Zinco e Manganês e características peculiares como coloração muito escura, abundancia de artefatos cerâmicos, líticos e matéria orgânica na sua forma trocável. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar morfologicamente um perfil de solo de Terra Preta Arqueológica do sítio arqueológico Praia do Pepino em Altamira Sudoeste do Pará. A caracterização do solo ocorreu através da coleta e descrição morfológica das amostras do horizonte A antrópico, que foi dividido em camadas, descritas segundo metodologia proposta por Lemos e Santos (2006), e análise da paisagem através de registros fotográficos e georreferênciamento. Onde verificou-se que o horizonte A antrópico mostrou variações morfológicas individualizadas, com variações nas cores, textura e consistência nas diferentes camadas, assim como presença de cerâmica arqueológica e casuais artefatos líticos

Biografia do Autor

  • Enoque, Gomes de Morais, Universidade Federal Do Pará
    Professor de Geografia Física e Geotecnologias na Faculdade de Geografia - FACGeo / UFPA - Altamira Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor substituto na Faculdade de Geografia UFPA - Campus Altamira, onde atua nas disciplinas relacionadas a Geografia Física. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia física e Educação Ambiental. é membro do Grupo de Estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territóriais na Amazônia- GEDTAM.
  • Mayelle Wagner da Silva, Universidade Federal Do Pará
    Possui Graduação em gestão Ambiental e é Graduanda em Pedagogia
  • Olganeth Moreira de Oliveira, Universidade Federal Do Pará
    Graduanda do Curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Pará- Campus Altamira.Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará - Campus Altamira (2003).Pós-Graduação Lato sensu em Biodiversidade Amazônica pela Universidade Federal do Pará-Campus Altamira- Bolsista de iniciação Cientifica( FAPESPA) e membro do Grupo de Estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territóriais na Amazônia- GEDTAM. Atualmente faz parte do Projeto de Pesquisa- Transformações Sociais, Econômicas,Ambientais nos Municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.
  • Darlene Costa da Silva, Universidade Federal Do Pará
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professora - substituta na área de Geografia humana e ensino na universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. É membro do Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária. Atualmente discente de mestrado- UFPA - PPGEO Belém
  • Josefa da Silva Lima, Universidade Federal Do Pará
    Graduando no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira; Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e membro do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GEDTAM).

Referências

COSTA, J. A. et al. Geoquímica das Terras Pretas Amazônicas. In: As Terras Pretas de Índio da Amazônia: Sua Caracterização e Uso deste Conhecimento na Criação de Novas Áreas. 38 ed. Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2009.

LEMOS, R. C.; SANTOS R. D. dos, Manual de descrição e coleta de solo no campo, 4ªed. – Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2002.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação do solo. São Paulo: oficina de textos, 2010.

KERN, D.C. Caracterização pedológica de solos com terra preta arqueológica na região de Oriximiná – Pará, Tese apresentada como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Solos, Faculdade de Agronomia da universidade federal do Rio Grande do Sul. 1988.

MUNSELL soil color charts. Baltimore: Munsell Color, 1975

KERN, D.C.; KAMPF, N. Antigos Assentamentos Indígenas na Formação de Solos com Terra Preta Arqueológicas na região de Oriximiná, Pará. R. Bras.Cien. Solo. V.13, p. 2l9-225, Campinas, 1989.

______ Características físicas e morfológicas dos solos com TPA e sua importância para os estudos arqueológicos. In: Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Santa Cruz do Sul. V Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 1989.

VIEIRA, L.S. Manual da Ciência do Solo: com ênfase aos solos tropicais. 2ª Edição, Editora Agronômica CERES LTDA, São Paulo, 1988. 464 p.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.