Impactos Socioeconômicos e Ambientais na Comunidade Ilha da Fazenda em Senador José Porfírio-PA em função da UHE Belo Monte
Resumo
A dinâmica com rio Xingu, estabelecida pela comunidade Ilha da Fazenda, localizada no município de Senador José Porfirio-PA, na Volta Grande do Xingu – local de construção da Hidrelétrica de Belo Monte, estimulou o interesse do Grupo de Estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GEDTAM), em compreender os impactos socioeconômicos e ambientais que a comunidade vem sofrendo em função da construção da UHE Belo Monte. As informações foram obtidas a partir de amostras aleatórias, entrevistas e aplicação de formulários, registros fotográficos e mapeamento, entre os meses de maio a julho de 2014. Possibilitando registrar o desrespeito às famílias pelo empreendimento em consequência do distanciamento dos meios de produção e a necessidade de deixar o sistema de produção para vender a força de trabalho.Referências
BRASIL, ELETROBRAS Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte. Relatório de Impacto Ambiental – Rima, 2009.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. 2 ed. 1 reimpressão – São Paulo. Contexto, 2008. 178p.
NASCIMENTO, E.P, DRUMMOND, J.A.(orgs). Amazônia: dinamismo econômico e conservação ambiental. Rio de Janeiro: Garamond,2003.
SANTOS, Milton, 1926-2001. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1).
WANDERLEY, Maria de Nazareth B., O camponês: um trabalhador para o capital. Cad. Dif. Tecnol. Brasília: 2(1). Jan/Abr. 1985. 13-78 p.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.