15035 - Política desenvolvimentista e desterritorialização na Amazônia: a construção da Hidrelétrica de Belo Monte e o desrespeito às comunidades ribeirinhas do Xingu, na Amazônia Paraense.

Autores

  • Darlene Costa da SILVA Universidade Federal do Pará / Faculdade de Geografia / Campus Universitário de Altamira.
  • Tássia Stêfany Lima BEZERRA Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Engenharia Agronômica / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
  • Jociane Barbosa SANTOS Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Engenharia Agronômica / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
  • José Antônio HERRERA Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Geografia / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.

Palavras-chave:

Amazônia, grandes projetos, famílias ribeirinhas, lugar, pertencimento.

Resumo

Neste destaca o quanto as comunidades são desconsideradas pelos grandes projetos na Amazônia, desrespeitando às dinâmicas socioambientais existentes. No texto, analisa-se a desterritorialização de comunidades impactadas pelo Empreendimento Hidrelétrico de Belo Monte, microrregião de Altamira – Sudoeste do Pará. Durante a pesquisa, período 2011/2012, o grupo de estudo (GEDTAM) verificou que a construção da Hidrelétrica altera o modo de vida das famílias impactadas. As transformações ambientais transcendem os aspectos sociais, produtivos e econômicos, afetando a relação das famílias com ambiente. Historicamente as famílias estabeleceram a relação harmoniosa com os recursos naturais, praticando a pesca, a produção de farinha, hortas e frutas nativas nos quintais às margens do rio Xingu. Metodologicamente adotou-se como procedimentos: entrevistas com as famílias; registros fotográficos sistematizando a degradação dos recursos naturais e o acompanhamento de protestos contra o empreendimento.

Biografia do Autor

  • Darlene Costa da SILVA, Universidade Federal do Pará / Faculdade de Geografia / Campus Universitário de Altamira.
    Graduando do Curso de Geografia. Bolsista do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.
  • Tássia Stêfany Lima BEZERRA, Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Engenharia Agronômica / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
    Graduando do Curso de Engenharia Agronomica. Bolsista do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.
  • Jociane Barbosa SANTOS, Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Engenharia Agronômica / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
    Graduando do Curso de Engenharia Agronomica. Bolsista do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.
  • José Antônio HERRERA, Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Geografia / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
    Professor/pesquisador da Faculdade de Geografia no Campus Universitário de Altamira. Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado (2012) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Tem atuado em temáticas que perpassam a dinamica de Desenvolvimento Econômico, sobretudo, acerca da Amazônia; Territóio; Desenvolvimento; Dinâmicas Agrárias; Dinâmicas urbanas; Relação Rural-Urbano; Gestão dos Recursos Naturais. Atualmente é Diretor da Faculdade de Geografia do Campus Universitário de Altamira e Lider do grupo de estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais