Construção de conhecimento agroecológico em ambientes de inovação no ámbito do Plano Brasil Sem Miséria-PBSM em Sergipe
Resumo
Sistemas agroecológicos de produção têm origem no conhecimento sobre os agroecossistemas, na cultura e nas condições socioeconomicas locais. Nesse contexto o processo de pesquisa e transferência de tecnologia se realiza com a participação direta dos agricultores na construção e na validação dos conhecimentos produzidos. O objetivo deste trabalho foi analisar a experiência de construção do conhecimento agroecológico em ambientes de inovação, denominados Unidade de Experimentação Agroecológica Coletiva (UEAC). O desenho dos sistemas foi feito a partir dos interesses e das potencialidades locais, combinando a produção de alimentos e a criação de animais em arranjos agroecológicos diversificados. Foram realizadas reuniões e entrevistas para acompanhamento e avaliação das UEACs, que se constituíram em soluções coletivas que agregaram praticas e conhecimentos que empoderaram as agricultoras e os agricultores no estabelecimento de seus sistemas produtivos.Referências
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília, DF: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. 166 p.
CHAMBERS, R. Diagnóstico Rápido e Diagnóstico Participativo de Sistemas Rurais. In: Atualização em Agroecologia n ° 22. Rio de Janeiro. ASPTA nov. 1992.
OLIVEIRA, T. C.; CURADO, F. F. Construção Participativa de Soluções Agroecológicas Junto ao Plano Brasil Sem Miséria no Território Alto Sertão Sergipano e Agreste Alagoano. EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, Programa SEG-EMBRAPA. 2011.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico