O papel do Preconceito no percurso educacional de Estudantes originários de áreas rurais do curso superior de Agroecologia do IFPE campus Barreiros

Autores

  • Nielson da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
  • Patrícia de Moura Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Barreiros

Resumo

Compreendemos que o tema Preconceito seja essencial na elucidação dos fenômenos educativos que ocorrem no meio rural e que suas repercussões seja um dos fatores determinantes no percurso educacional de estudantes oriundos de áreas rurais. A partir desta hipótese inicial nosso estudo volta os olhos para estudantes do curso superior de Tecnólogo em Agroecologia do IFPE campus Barreiros tentando traçar sentidos entre a categoria Preconceito e o percurso educacional destes estudantes. Nosso estudo encontra-se em sua fase inicial, onde o aprofundamento teórico e a aproximação com o objeto de estudo são os principais elementos de nossa pesquisa. Estamos fazendo um levantamento de dados junto a Secretaria do curso superior de Tecnologia em Agroecologia para identificar os estudantes oriundos de áreas rurais. Utilizando técnicas de grupo focal e questionários semiestruturados, nossa pesquisa avança na discussão acerca do papel do Preconceito no percurso educacional de estudantes oriundos de áreas rurais durante sua formação educacional no curso superior de Tecnologia em Agroecologia. Acreditamos que a compreensão do papel do Preconceito na formação do humano possa ser essencial para o aprimoramento de nossos processos educativos formais e não formais; e que a Agroecologia pode ser um dos instrumentos educativos que reflita, discuta e reformule os preconceitos que geram estigma e discriminação, substituindo estes elementos culturais em reflexão crítica e avanço do humano em suas dimensões mais profundas fincadas na solidariedade e na construção de um novo mundo.

Referências

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico