Uso de agrotóxicos e perspectiva agroecológica dos agricultores do pré-assentamento Che Guevara-RO
Resumo
O trabalho teve por objetivo avaliar a percepção sobre o uso de agrotóxicos e perspectivas agroecológicas no pré–assentamento Che Guevara, por meio de questionário. O questionário foi aplicado com 100 agricultores da comunidade. As análises dos dados quantitativos foram realizadas por meio de estatística descritiva utilizando- se de frequência absoluta e relativa. Identificou-se que 70% dos entrevistados fazem aplicação de agrotóxicos sem nenhuma orientação técnica e receituário agronômico, e que a maioria dos agricultores não tem o hábito de ler o rótulo dos produtos, isso possivelmente possa estar relacionada ao baixo nível de escolaridade existente e não respeitar o período de carências dos produtos. Mesmo sabendo dos benefícios que as práticas agroecológicas podem proporcionar, os agricultores não a utilizam por falta de orientações técnicas.Referências
ALVES FILHO, J. P. Medidas individuais de proteção no trabalho com agrotóxicos: indicações básicas e limitações. In: Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos: Eficiência, Economia e Preservação da Saúde Humana e do Ambiente, 2001, Jundiaí. Anais... Campinas: Instituto Agronômico de Campinas, p. 1-8. 2001.
ANDRIOLI, A. I. Tecnologia e agricultura familiar: o movimento Agroecológico como espaço de educação. n. 3., 2007 p.1-16
BORBA, M.; GOMES, C. C. J. Percepção Ecológica e a pesquisa Agropecuária. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 1, p. 469-499, 2007.
GARCIA, E. G.; ALVES FILHO, J. P. Aspectos de prevenção e controle de acidentes no trabalho com agrotóxicos. São Paulo: Fundacentro, 2005.
MOREIRA, K. F. A. Diagnóstico local do município de Alto alegre dos Parecis–RO. 2008. Disponivel em: . Acesso em: 02/06/2010.
SILVA, A.; BARBOSA, A. Comportamento de diferentes variedades de alface sob cultivo agroecológico em comunidade do Semi-árido Nordestino. 2007. Disponivel em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/CPATSA/36826/1/OPB1611.pdf>. Acesso em: 02/06/2010.
VERAS, M. M. Agroecologia em assentamentos do MST no Rio Grande do Sul: entre as virtudes do discurso e os desafios da prática. 2005. Disponível em: < http://www.mst.org.br>. Acesso em: 08 nov. 2009.