Nitrogênio derivado de resíduos de plantas de cobertura em folhas de cebola sob sistema plantio direto agroecológico

Autores

  • Leoncio de Paula Koucher Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vilmar Müller Júnior Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Jucinei José Comin Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Rural Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas
  • Gustavo Brunetto Professor Adjunto, Departamento de Solos (DS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sandro José Giacomini Professor Adjunto, Departamento de Solos (DS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Para o cultivo de cebola em Santa Catarina tem sido adotado o sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH). Um dos desafios do SPDH é o fornecimento de nutrientes em quantidades e em épocas adequadas, em destaque o nitrogênio, considerado segundo maior nutriente exigido pela planta. O trabalho teve como objetivo avaliar o N derivado de resíduos de plantas de cobertura, em folhas de cebola (FC). O experimento foi implantado na EPAGRI, em Ituporanga. Os tratamentos foram nabo forrageiro (NF), aveia preta (AV) e o consórcio de NF+AV. As plantas de NF e AV foram marcadas com isótopo de 15N em casa de vegetação e posterior depositados no solo nas entrelinhas de cebola. Em novembro de 2014, foram coletadas FC e analisadas 15N em excesso, N derivado do resíduo e N derivado do solo. As maiores percentagens de N nas FC foi derivado do resíduo NF. Porém, a maior percentagem de N no solo com deposição de resíduos de NF, AV e NF + AV foi derivado de outra fonte do nutriente, que não os resíduos.

Referências

BRUNETTO, G.et al.Contribution of nitrogen from agricultural residue sof rye to ‘Niagara Rosada’ grapenutrition. Scientia Horticulturae. v. 169, p. 66-70, 2014.

BRUNETTO, G. Nitrogênio em videira: recuperação, acumulação e alterações na produtividade e na composição da uva. Santa Maria, 2008, 163p. Tese (Doutorado em Ciência do Solo), Universidade Federal de Santa Maria, 2008.

EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF. 3 ed., p.356, 2013.

EPAGRI. Sistema de produção para a cebola: Santa Catarina (4. Revisão). Florianópolis: 2013. 106p. (Epagri. Sistemas de Produção, 46).

GIACOMINI, S. J. et al. Matéria seca, relação c/n e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em misturas de plantas de cobertura de solo.Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 27, p. 325-334, 2003.

MONEGAT, C. Plantas de cobertura do solo: características e manejo empequenas propriedades. Chapecó: [Edição do autor],. p. 336, 1991.

MÜLLER JÚNIOR, V. et al. Atributos químicos do solo em Sistema de plantio direto de cebola ao longo de três anos. Anais da X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Pelotas, RS – 15 a 17 de outubro de 2014.

OLIVEIRA, R. A.et al. Monitoramento da fertilidade num cambissolo sob plantio direto de cebola em Santa Catarina. Cadernos de Agroecologia. ISSN 2236-7934. Vol 8, n. 2, Nov 2013.

PANACHUKI, E. et al. Perdas de solo e de água e infiltração de água em latossolo vermelho sob sistemas de manejo. Revista Brasileira Ciência do Solo, v. 35, p. 1777-1785, 2011.

SOUZA, M. et al. Matéria seca de plantas de cobertura, produção de cebola e atributos químicos do solo em sistema plantio direto agroecológico. Ciência Rural, v. 43, n.1, p. 21-27, 2013.

VENTURA, B. S., et al. Produção de cebola e atributos químicos do solo em Sistema de Plantio Direto Agroecológico. Anais da Fertbio, 2012. Maceió, Al – 17 a 21 de setembro de 2012.

VIOLA,R. et al. Adubação verde e nitrogenada na cultura do trigo em plantio direto.Bragantia, Campinas, v. 72, n. 1, p.90-100, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>