Práxis agroecológica: minicursos como ferramenta para aliar a teoria e prática na construção de conhecimentos

Autores

  • Daniel de Souza Lemos Articulação Semiárido Brasileiro - ASA
  • Deiziane Lima Cavalcante Articulação Semiárido Brasileiro - ASA
  • Adelita Chaves Maia Articulação Semiárido Brasileiro - ASA
  • Gizelia Barbosa Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão http://orcid.org/0000-0002-0388-5102

Resumo

O presente trabalho traz o relato da experiência de ensino e extensão com estudantes de graduação e nível técnico do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, através do minicurso de cultivo agroecológico de hortaliças durante a II Semana de Agronomia. O objetivo dessa atividade foi construir conhecimento sobre a Agroecologia e especificamente sobre o manejo ecológico de hortaliças. A experiência envolveu vinte estudantes durante três dias, permitindo a troca e construção de conhecimentos através de metodologias participativas envolvendo também dinâmicas de grupo. A construção de conhecimento sobre temas ainda não vistos nos componentes curriculares foi um dos aspectos positivos relatados pelos participantes, alem disso, alguns estudantes ressaltaram a importância da discussão sobre Agroecologia em sua formação profissional, porém mostraram – se desacreditados em relação a trabalhar na área ao término do curso, fato esse que pode ser atribuído à cultura da cana-de-açúcar na zona da mata pernambucana.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)