Diagnósticos rurais participativos uma ferramenta na construção do conhecimento agroecológico na comunidade de Mocotó
Palavras-chave:
Agricultor familiar, DRP, ParticipativoResumo
Este trabalho foi desenvolvido na comunidade de Mocotó localizada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, através de um exercício prático da disciplina de Extensão Rural que é ofertada no curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco campus Vitória de Santo Antão. O objetivo deste trabalho foi verificar o resultado prático da aplicação três formas de técnicas de metodologia participativas em duas propriedades rurais de agricultores familiares a fim de identificar os pontos positivos e negativos, sócio econômicos e ambientais das propriedades familiares. As ferramentas participativas aplicadas foram abordagens da (FOFA), Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da propriedade, o Mapa da propriedade onde os agricultores focavam seus pontos produtivos e infraestrutura da propriedade, e a árvore do Problema, onde eram postos os problemas da propriedade e analisados suas causas, os efeitos e suas possíveis soluções, que convergiram para algumas questões semelhantes tanto no cultivo orgânico e também no cultivo convencional. Essas ferramentas participativas se mostraram bastante eficientes e práticas para a construção do diagnóstico participativo rural nessas propriedades.Referências
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SANTOS, D. A.; SILVA, D. M. R.; ARRUDA, J.; MARY, W.; SOUZA, W. F. Abordagem metodológica de extensão rural: o contato direto como ferramenta, UFRRJ, BRASIL.VIII Congresso Latinoamericano de Sociología Rural, Porto de Galinhas, 2010.
VERDEJO, M.E. Diagnóstico rural participativo – Guia Prático DRP. Brasília: MDA/SAF/DATER, 2006. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/Guia_DRP_Parte_1.pdf: Acesso em 02/03/2015.
Downloads
Publicado
2015-09-11
Edição
Seção
XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015