Pedagogia da Alternância – As estratégias metodológicas utilizadas pelo curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)
Autores
Paulo Rogério Lopes
Fernando Silveira Franco
Marcelo Nivert Schlindwein
João Eduardo Ávila
Paola Maia Lo Sardo
Adriana Sampaio de Aguiar
Daniele Torres Aro
Manoel Baltasar Baptista da Costa
Waldemar Marques
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Agroecologia, Professores mediadores.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende a uma demanda concernente à necessidade de formação de profissionais qualificados para atuarem nos assentamentos da reforma agrária do Estado de São Paulo. O curso teve início no ano de 2009 e, no momento, ainda encontra-se em andamento na UFSCar - Campus Sorocaba/SP. Este trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores, que atuam ativamente como professores e professores mediadores do curso (monitores). A proposta do curso busca oferecer qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, maior integração entre a UFSCar e o universo dos agricultores familiares assentados no Estado de São Paulo e formação solidificada na ciência Agroecologia. Como o método pedagógico adotado pelo curso foi a Pedagogia da Alternância, o texto apresenta uma experiência ímpar da universidade em lidar com uma proposta inovadora de ensino. Dessa forma, o texto expressa as dificuldades e as estratégias de ensino e metodologias utilizadas pela universidade em um curso que possui proposta de ensino baseada na Pedagogia da Alternância.