A experiência da hibridização de teoria e prática da Agroecologia nas escolas do campo da região sudoeste do Paraná
Autores
Celso Eduardo Pereira Ramos
Joel Donazzolo
Serinei Cesar Grigolo
Palavras-chave:
Desenvolvimento rural sustentável, Agroecologia, Educação do Campo, Hibridização de teoria e prática.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo formar jovens agricultores à docência, bem como instigar educadores da rede estadual e municipal a reavaliar suas práticas pedagógicas nas escolas do campo. O trabalho desenvolveu-se através de um conjunto de atividades realizadas nas escolas do campo da região sudoeste do Paraná, em especial no Colégio Estadual São Francisco do Bandeira, nos anos de 2012 e 2013. O mesmo foi executado por um grupo de jovens agricultores(as) licenciandos(as) do curso de licenciatura em Educação do Campo. Nele, buscou-se planejar e realizar atividades que pudessem contribuir para o desenvolvimento rural sustentável das comunidades do campo. Para isso, fomentaram-se os conceitos e princípios da Agroecologia no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas baseadas na hibridização de teoria e prática. Dessa forma, as discussões interdisciplinares no âmbito pedagógico foram pautadas pelas dimensões sociais, ambientais e econômicas, culturais, políticas e éticas, bem como o desenvolvimento de atividades demonstrativas que possibilitaram a visualização concreta de tecnologias agroecológicas.