As Representações Sociais sobre Meio Ambiente de Alunos de uma Escola Pública no Município de Ponta Porã, Mato Grosso Do Sul

Autores

  • Ranieli Mendonça Oliveira Faculdades Magsul - FAMAG Prefeitura Municipal de Ponta Porã - Secretaria de Educação
  • Sebastião Gabriel Chaves Maia Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP / Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA

Palavras-chave:

educação, percepção ambiental, conservação ambiental.

Resumo

Atualmente a Educação Ambiental é umas das alternativas para a mitigação dos impactos ambientais que vem ocorrendo no mundo, considerando importante o entendimento da percepção ambiental dos atores envolvidos. Desta forma o presente trabalho tem por objetivo conhecer quais são as representações sociais sobre meio ambiente dos alunos do 6º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio de uma escola. A pesquisa foi realizada em escola pública localizada no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para coleta e análise de dados foi realizado um estudo de caso, com aplicação de um questionário estruturado, na qual foi possível analisar a opinião, conceitos e significados que os alunos apresentam sobre o meio ambiente. As descrições apontadas pelos alunos participantes mostram que 77% dos entrevistados têm uma percepção naturalista do meio ambiente, 17% têm uma percepção globalizante e 6% antropocêntrica. A grande maioria ainda apresenta uma visão mais reducionista de ambiente, o que significa uma necessidade de ser trabalhada. Tais alunos só precisam se conscientizar que podemos e devemos utilizar os recursos que a natureza nos oferece e de modo consciente.

Biografia do Autor

  • Sebastião Gabriel Chaves Maia, Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP / Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA
    Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Geografia Física: Ambiente e Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Ecologia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Professor das Faculdades Magsul - FAMAG. Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia Humana, Etnoecologia, Etnoconservação e Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Ecologia Humana, Gestão Ambiental, Ecologia de População, Comunidade e de Paisagem, Etnoecologia, Etnobotânica e Etnoconservação, Dinâmica Ambiental e Políticas Públicas em Áreas Protegidas. Membro The Italo Latin-American, Asian and African Society of Ethnomedicine - SILAE.

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

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