Perfil dos Acadêmicos do curso de Agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai
Palavras-chave:
ensino superior, representação social, percepçãoResumo
O agrônomo é um profissional que trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. O objetivo desse trabalho foi verificar o perfil dos ingressantes do curso de Agronomia das Faculdades Magsul, no ano de 2016, Ponta Porã–MS. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado aos ingressantes do curso, versando a respeito dos temas: a opção da escolha do curso de agronomia. Participaram 20 acadêmicos, na qual o predomínio é do sexo é masculino (90%); a faixa etária média é de 21 anos; que 55% dos estudantes de Agronomia utilizam automóvel próprio para ir á faculdade; para custear as despesas da Faculdade 70% dos acadêmicos possuem emprego formal e 30% dependem diretamente da ajuda dos pais. A escolha pelo curso se deu devido á identificação com o meio rural, pois 65% dos acadêmicos nasceram em meio urbano e 35% nasceram no meio rural.Referências
ANDRADE, C. L. O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso, Univar, 1986.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BORGES, M. N.; AGUIAR, N. B. G. Diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia – Análise comparativa das propostas da ABENGE e do MEC. ABENGE – Revista de Ensino de Engenharia, v. 19, n. 2, dez., Brasília, p. 1-7, 2000.
CASSOL, A. E.; Agronomia - veja características da profissão, 2014. Disponível em: <http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=6720>. Acesso: 13/09/2016.
MANCEBO, D.; FÁVERO, M. de L. de A. (org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.
SIMONETTI, A. P. M. Caracterização do perfil dos alunos ingressantes 2015 no Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel – PR. Faculdade Assis Gurgacz, de