Dinâmicas Alimentares Saudáveis, a partir de práticas de inclusão sócioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: Estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Alimentar, Alimento Sustentável, Hábitos Alimentares.

Resumo

Este artigo visa discutir as práticas que promovam a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar no município de Carinhanha – BA, por meio, de dinâmicas de inclusão socioprodutivas e da avaliação das estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável utilizadas nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários e primários, e grupo focal. Como resultado foi possível avaliar: os materiais didáticos relacionados à alimentação; a formação de pais, professores, alunos e merendeiras no que concerne ao tema; a incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversificação do cardápio; a importância das mulheres e dos jovens no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.

Biografia do Autor

  • Ludgero Rego Barros Neto, Instituto Federal Baiano
    Mestre em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014), Graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e Cursos Técnicos em Agricultura/Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal da Bahia (2003), atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa, exercendo o cargo de Chefe do Núcleo de Gestão de Pessoas e Membro do Conselho de Administração - CONAD. Atua no Território da Bacia do Rio Corrente como Assessor de Inclusão Produtiva (NEDET). Tem experiência na área de Administração e Agroecologia, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário, atuando principalmente com os seguintes temas: agricultura familiar, agricultura orgânica, administração rural, comercialização, politicas para mulheres e políticas públicas.

Referências

BACKES, D. S.; COLOMÈ, J. S.; ERDMANN, R. H.; LUNARDI, V. L. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_ pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2012.

FAO Brasil. FAO no Brasil. Memória de Cooperação Técnica (s/d). Disponível em: [https://www.fao.org.br/download/LivroFAOBrasilMemoriaCooperacaoTecnica.pdf]. Acessado em: 06/04/2014.

GRAHAM, A. Como escrever e usar estudo de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. 214p. (ENAP. Estudo de caso).

OLIVEIRA, N. A., PORTO, A.R., PALMA, J.S., CALCAGNO, N.G.S., FEHN, L. A. C., THOFEHRN, M. B. Contextualizando o Grupo Focal: Técnica de coleta de dados em pesquisa qualitativa In: XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC- e X Encontro de Pós-Graduação ENPOS, 2008, Pelotas.

ONU. Apesar de redução, uma em cada oito pessoas ainda sofre de fome crônica no mundo, diz ONU. 2013. Disponível em:<http://www.onu.org.br/apesar-de-reducao-uma-em-cada-oito-pessoas-ainda-sofre-de-fome-cronica-no-mundo-diz-onu/>. Acessado em 22/01/2014.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar. Volumes 1. Brasília: PEHE, 2010.

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR. Orientações para implantação e implementação da Horta Escolar. Caderno 2. Brasília: PEHE, 2007.

RESSEL, L. B., BECK, C.L.C., GUALDA, D.M.R., HOFFMANN, I.C., SILVA, R.M., SEHNEM, G.D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 779-86.

SANTOS, K. S.; DE MOURA, D. G. Um estudo de caso aplicando a técnica de grupo focal para análise e melhoria de serviço público de emergência odontológica na região metropolitana de Belo Horizonte. Educ. Tecnol. , Belo Horizonte , v. 5, n.2, p.43-46, jul. /dez. 2000.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>