Alfabetização Agroecológica Ambientalista e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ/USP

Autores

  • Fernanda Correa de Moraes
  • Simone Portugal
  • Maria Henriqueta Andrade Raymundo
  • Luciana Ferreira da Silva
  • Ingrid Bardini Francisco
  • Rafael Falcão Silva
  • Marcos Sorrentino

Palavras-chave:

Processos educadores, educação ambiental, universidade pública, movimentos sociais, sociedades sustentáveis

Resumo

Apresentar as experiências em educação agroecológica realizadas pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ/USP é trazer para diálogo e reflexão seu próprio fazer pesquisador, enquanto uma instância que se assenta na universidade pública. As ações de ensino, pesquisa e extensão se materializam por meio de diferentes atividades e grupos, dentre eles, o da Alfabetização Agroecológica Ambientalista. Este grupo vem desenvolvendo ações educadoras no Estado da Bahia, junto aos movimentos sociais do campo e outros atores, e tem como objetivo apoiar a implementação de políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis, com reforma agrária agroecológica, florestas biodiversas, agricultura familiar, educação ambiental e do campo. A iniciativa localiza-se numa região de importância máxima quanto à biodiversidade, de múltiplas conformações das relações sociais e de conflitos agrários, especialmente com as áreas da monocultura de eucalipto.

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Publicado

2017-07-31