Percepções dos feirantes sobre a agroecologia nas feiras livres dos municípios de Alcobaça, Itamaraju e Prado, no Extremo Sul da Bahia
Resumo
O estudo das feiras livres visa valorizar e garantir a produção agroecológica nos pré-assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vinculados ao Projeto Assentamentos Agroecológicos. Questionários semi-abertos foram aplicados junto a 135 feirantes nos municípios de Alcobaça, Itamaraju e Prado. As questões identificaram o perfil dos feirantes, os produtos agrícolas comercializados e a percepção sobre a agroecologia. O diagnóstico aponta que a maioria dos feirantes são produtores da região, no entanto há a presença de intermediários que comercializam produtos vindos de outras regiões do estado e do país. Foi identificada oferta e procura por produtos agroecológicos, demonstrando potencial das feiras para escoar a produção dos Assentamentos Agroecológicos.Referências
BERNARDES, M.C.N. Cooperativas Agrícolas e seu papel em circuitos curtos: a solidariedade alimentar a partir do cruzamento de olhares para casos na França e no Brasil. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Agronômica). ESALQ/USP. Piracicaba, agosto, 2014. 57p.
IANAMOTO, A.T.V.; TAVARES, C.A.; FREIXÊDAS, V.M. Cartilha Consumir é um ato político!: rede guandu – produção e consumo responsável. Piracicaba: Instituto Terra Mater, 2012.
KHATOUNIAN, C. A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Agroecológica, 2001.
MARQUES-MORUZZI, P. E. Críticas e justificações em torno da soberania alimentar: fundamentações com vistas a um sistema agroalimentar justo. Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRAA, nº 35, Vol. 01, nº 01. Edição maio/outubro 2014. iSSN:0102-1184
MARREIROS, J.R.R. Preparar e realizar estudos de mercado: conhecimento e análise de mercado. Instituto Politécnico de Coimbra. Coimbra, abril, 2008.
Ministério do Desenvolvimento Agrário. Alimentos da Agricultura Familiar mostram peculiaridades regionais. Disponível em <http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/alimentos-da-agricultura-familiar-mostram-peculiaridades-regionais>. Acesso em 16 jun 2014.
REZENDE, A. P. C. ESALQ e MST no processo de construção de um Centro de Formação, Educação e Pesquisa em Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no extremo sul da Bahia. 2012. 71. Monografia (Relatório de Estágio profissionalizante em Engenharia Florestal) – ESALQ/USP, Piracicaba, 2012.