Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV
Palavras-chave:
Alternância Educativa, Agroecologia, Educação do CampoResumo
Este texto tem como objetivo apresentar a experiência da Licenciatura em Educação do Campo-Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Viçosa (LICENA/UFV), como uma experiência de formação de educadores do campo fundamentada nos pressupostos da agroecologia. As análises trazem a relação entre a agroecologia como matriz formativa da educação do campo (destacando as formas de vinculação entre as metodologias e práticas desenvolvidas com enfoque agroecológico no curso) por meio da discussão da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados e, por fim, as relações entre as práticas educativas da LICENA e as intervenções voltadas para a agroecologia nos territórios. Por meio da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados no curso tem-se uma ampliação de ações educativas nos territórios nos quais os educandos estão inseridos.