Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV

Autores

  • Marcio Gomes da Silva
  • Elida Lopes Miranda
  • Fabricio Vassalli Zanelli

Palavras-chave:

Alternância Educativa, Agroecologia, Educação do Campo

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a experiência da Licenciatura em Educação do Campo-Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Viçosa (LICENA/UFV), como uma experiência de formação de educadores do campo fundamentada nos pressupostos da agroecologia. As análises trazem a relação entre a agroecologia como matriz formativa da educação do campo (destacando as formas de vinculação entre as metodologias e práticas desenvolvidas com enfoque agroecológico no curso) por meio da discussão da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados e, por fim, as relações entre as práticas educativas da LICENA e as intervenções voltadas para a agroecologia nos territórios. Por meio da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados no curso tem-se uma ampliação de ações educativas nos territórios nos quais os educandos estão inseridos.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)