Intercâmbios Agroecológicos: Superando as monoculturas do saber

Autores

  • Fabricio Vassalli Zanelli Universidade Federal de Viçosa - UFV.
  • Lourdes Helena da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV.
  • Angelica da Silva Lopes Universidade Federal de Viçosa - UFV.
  • Breno de Mello Silva Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, CTA-ZM.
  • Irene Maria Cardoso Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Resumo

O Movimento pela agroecologia vem se consolidando deste a redemocratização do país na década de 1980. Na Zona da Mata mineira as organizações dos/as agricultores/as têm contribuído para esta consolidação, assim como para a reflexão sobre uma proposta agroecológica de desenvolvimento para o campo, em articulação com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata(CTA-ZM) e alguns professores e estudantes da Universidade Federal de Viçosa(UFV). Para a construção da agroecologia, muitos desafios técnicos e metodológicos precisaram e precisam ser superados. Um destes desafios se refere à horizontalidade de saberes e o diálogo entre o conhecimento popular e o conhecimento científico. Na Zona da Mata mineira, os Intercâmbios Agroecológicos, inspirados na metodologia campesino a campesino, contribuem para enfrentar este desafio. Analisamos as principais contribuições e os principais desafios dos Intercâmbios Agroecológicos para o fortalecimento da agroecologia na Zona da Mata mineira.

Referências

FERNANDES, B. M. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. IN: MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006. p.27-39.

PEREIRA, Monica C. B. Revolução Verde. IN: CALDART, R. S.; PEREIRA, I.B; ALENTEJANO, P; FRIGOTTO, G(orgs). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo, Expressão Popular, 2012. p. 687-691.

PLOEG, Jan Douwe Van Der. Camponeses e Impérios Alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Rio Grande do Sul: UFRGS. 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, São Paulo, v. 2, n. 2, 1988.

SEVILLA-GUZMÁN, E. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.IN: AQUINO, A. M.; ASSIS, R. L. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Embrapa. Informação Tecnológica, 2005. (p.101-130).

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>