Os “Nossas Roças”: boletins agroecológicos como instrumentos pedagógicos

Autores

  • Leonardo Abud Dantas Oliveira
  • Amanda de Oliveira Andrade
  • Irene Maria Cardoso
  • Fabrício Vassalli Zanelli
  • Ramon da Silva Teixeira

Palavras-chave:

Sistematização de experiências, Tecnologia Social, Socialização de saberes, História de vida

Resumo

A agroecologia entendida como movimento, ciência e prática é uma proposta concreta de mudança dos atuais paradigmas social, ambiental, científico e político. Na Zona da Mata mineira a UFV, CTA-ZM, e as organizações dos agricultores atuam na pesquisa e na prática da agroecologia. Nestes territórios a transição agroecológica se dá por meio de metodologias participativas, em especial os Intercâmbios Agroecológicos. Os ambientes são promovidos à interface entre o conhecimento tradicional dos agricultores e o conhecimento científico. A história de vida, os saberes populares e os conhecimentos práticos são reconhecidos, valorizados e sistematizados. A comunicação e a publicação destes relatos ocorrem no formato de informativos. São quatro modalidades de boletins: Nossa Roça; Nossa Pesquisa na Roça; Nossa Roça Tecnologia Social e Nossa Cultura na Roça. O compartilhamento e a ampliação das experiências agroecológicas são importantes instrumentos pedagógicos para o diálogo e a compreensão da agroecologia.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>