Avaliação dos impactos da barragem subterrânea em duas propriedades de agricultura familiar agroecológica no sertão da Paraíba

Autores

  • Márcia Moura Moreira Engenheira Agrônoma
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos Professora UNEB - DTCS
  • José Camelo da Rocha Administrador e Assessor Técnico da AS-PTA/PB
  • Gizelia Barbosa Ferreira Estagiária Embrapa Smei-árido, Estudante UNEB-DTCS Campus III
  • Maria Sonia Lopes da Silva Pesquisadora Embrapa Semi-árido
  • José Barbosa dos Anjos Pesuisador Embrapa Semi-árido

Palavras-chave:

agroecologia, agricultura familiar, sustentabilidade, captação e armazenamento de água de chuva

Resumo

A barragem subterrânea surgiu como uma alternativa tecnológica que pode ser capaz de armazenar água da chuva e suprir as necessidades de água de uma propriedade rural. Foram realizados diversos estudos enfocando aspectos construtivos de BS’s têm sido levados a efeito, entretanto, estudos sobre o impacto das barragens nas propriedades rurais são ainda incipientes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos gerados pela BS, nos agroecossistemas de duas propriedades familiares, localizadas nos municípios de Lagoa Seca e Solânea, no estado da Paraíba. A barragem subterrânea pode proporcionar a diversidade produtiva dos sistemas, melhorando a alimentação, em termos de diversificação da dieta, aumentando a flexibilidade, a autonomia dos agricultores e a produtividade da unidade produtiva, com excedente comercializado ou destinado a alimentação animal. Estes fatores estão correlacionados ao regime de chuvas e a capacidade de armazenamento dos solos.

Biografia do Autor

  • Márcia Moura Moreira, Engenheira Agrônoma
    Possui graduação em Engenharia Agronômica, na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Este trabalho é parte do relatório final de estágio curricular, da primeira autora, apresentado a Universidade para a conclusão do curso de Engenharia Agronômica no início de 2007. O estágio foi realizado através de um Projeto de Barragem Subterrânea coordenado pela Embrapa Semi-árido e financiado pelo BNB e CNPq, que tem como parceiro a Ong AS-PTA na Paraíba, local aonde foi realizado todo o estágio.
  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Professora UNEB - DTCS
    Orientadora do estágio da Primeira autora. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (1994), e especialização em Agricultura Tropical pela ABEAS/ UFRPE (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Agronomia - Programa de Horticultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia pós-colheita de flores tropicais, identificação de espécies potenciais e produção de plantas nativas para recomposição da mata ciliar no Submédio São Francisco.
  • José Camelo da Rocha, Administrador e Assessor Técnico da AS-PTA/PB
    Administrador e Assessor Técnico da AS-PTA/PB
  • Gizelia Barbosa Ferreira, Estagiária Embrapa Smei-árido, Estudante UNEB-DTCS Campus III
    Estudante Engenharia Agronômica, Estagiária Embrapa Smei-árido.
  • Maria Sonia Lopes da Silva, Pesquisadora Embrapa Semi-árido
    Possui graduação em Agrônomia pela Universidade Federal de Alagoas (1984) , mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de formação do solo, Caracterização do solo, Solos adensados, Tabuleiro sertanejo e agricultura orgânica.
  • José Barbosa dos Anjos, Pesuisador Embrapa Semi-árido
    possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1973) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Zea mays, Phaseolus vulgaris, e barragem subterrânea.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)