Caracterização de solos de quatro barragens subterrâneas: atributos físicos e químicos

Autores

  • Vanessa Carine Chaves Estagiária Embrapa Semi-árido, Estudante de Geografia FFPP-UPE
  • Cláudio Evangelista Santos Mendonça Biólogo, Bolsista do CNPq - Embrapa Semi-árido
  • Gizelia Barbosa Ferreira Estagiária Embrapa Semi-Árido/Universidade Estadual da Bahia – UNEB/DTCS Ca
  • Maria Sonia Lopes da Silva Pesquisadora Embrapa Solos – UEP Recife
  • Vanderlise Giongo Petrere Pesquisadora Embrapa Semi-Árido
  • Davi José Silva Pesquisador Embrapa Semi-árdo

Palavras-chave:

Captação e armazenamento de água de chuva, semi-árido, manejo agroecológico e agricultura Familiar.

Resumo

O Nordeste brasileiro enfrenta graves problemas com a escassez de água. Dentre várias tecnologias criadas para garantir a viabilidade agrícola da região, o uso de barragem subterrânea (BS) tem se destacado como uma das mais adaptadas a essa realidade. Esse trabalho visa levantar os impactos sofridos no solo no qual essa tecnologia foi implantada, por meio da caracterização física e química de quatro BS’s na Estação Experimental de Manejo da Caatinga da Embrapa Semi-Árido em Petrolina – PE. Os resultados da caracterização física apontam para solos bastante intemperizados com alta concentração de argila nos horizontes de maior profundidade o que, em conjunto com a ação de minerais primários nesses horizontes, acabam interferindo nos valores de saturação por bases. Os perfis de solo analisados apresentam ainda baixos teores de fósforo e carbono orgânico, baixa CTC, que juntamente com os atributos físicos caracterizam solos de baixa fertilidade que apresentam restrições físicas.

Biografia do Autor

  • Vanessa Carine Chaves, Estagiária Embrapa Semi-árido, Estudante de Geografia FFPP-UPE
    Estagiária Embrapa Semi-árido, Estudante de Geografia da FFPP-UPE.
  • Cláudio Evangelista Santos Mendonça, Biólogo, Bolsista do CNPq - Embrapa Semi-árido
    Biólogo, Bolsista do CNPq - Embrapa Semi-árido
  • Gizelia Barbosa Ferreira, Estagiária Embrapa Semi-Árido/Universidade Estadual da Bahia – UNEB/DTCS Ca
    Estudante de Engenharia Agronômica da UNEB-DTCS Campus III, Estagiária Embrapa Semi-Árido
  • Maria Sonia Lopes da Silva, Pesquisadora Embrapa Solos – UEP Recife
    possui graduação em Agrônomia pela Universidade Federal de Alagoas (1984) , mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de formação do solo, Caracterização do solo, Solos adensados, Tabuleiro sertanejo e agricultura orgânica.
  • Vanderlise Giongo Petrere, Pesquisadora Embrapa Semi-Árido
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1994) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) . Atualmente é Pesquisadora do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo.
  • Davi José Silva, Pesquisador Embrapa Semi-árdo
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1982) , mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) . Atualmente é PESQUISADOR III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fruticultura, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência do Solo, Revisor de periódico da Pesquisa Agropecuária Brasileira (0100-204X) e Revisor de periódico da Revista Ciência Agronômica. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: translocação de enxofre, distribuição de enxofre na planta, absorção de enxofre

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)