Toxicidade de Urina de Vaca e da Manipueira de Mandioca Sobre Pragas Chaves do Abacaxi

Autores

  • Adriana Dantas Gonzaga Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Silas Garcia Aquino de Sousa Embrapa Amazônia Ocidental
  • Neliton Marques da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • José Odair Pereira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Controle Alternativo, Plantas Tóxicas e Pragas.

Resumo

A utilização de extratos de plantas pode ser uma alternativa para o controle de pragas. Dentre as plantas com atividade inseticida, destaca-se o subproduto (manipueira) da produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta) e a urina de vaca. Esse trabalho teve, como principal objetivo, investigar o potencial inseticida da manipueira e da urina de vaca sobre as pragas chaves do abacaxi e realizar um monitoramento dos insetos presentes em uma área de um Sistema Agroflorestal (SAF´s) em condições experimentais com a pesquisa participativa. Os extratos utilizados foram pulverizados sobre plantas de abacaxi, em duas concentrações (1:20L H2O e 0,5: 20L H2O). Todas as concentrações analisadas causaram mortalidade dos insetos superior a 50%, sendo que a maior concentração causou a mortalidade de todos os insetos. O potencial destes produtos demonstrados no experimento coloca os mesmos como uma alternativa ao uso de inseticidas sintéticos no controle das pragas do abacaxi.

Biografia do Autor

  • Adriana Dantas Gonzaga, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007). Atualmente cursa o doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas.Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: controle alternativo, plantas tóxicas, insetos pragas, oficinas ecológicas, escolas e conhecimento científico.
  • Silas Garcia Aquino de Sousa, Embrapa Amazônia Ocidental
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Associado a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais-SBSAF e Associação Brasileira de Agroecologia-ABA. Vice-presidente Regional Norte da ABA. Professor da UEA e Professor Colaborador do Curso de Pos-Graduação do INPA e UFAM. Tem experiência na área de Agronomia, Silvicultura e Agroecologia, com ênfase em manejo de agroecossistema, atuando principalmente nos seguintes temas: praticas, manejo e arranjos agroflorestais, adubação verde e silvicultura de especies regionais.
  • Neliton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1985) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas, e Diretor Pesidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, com ênfase em Entomologia Agrícola e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão Ambiental, Manejo de Pragas em sistemas agroflorestais.
  • José Odair Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1975), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (1979) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (1993). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos endofíticos, bactérias endofíticas, genética de microrganismos, interações planta microrganismos, produtos bioativos de origem microbiana e genomica. Atualmente é professor Titular da Universidade Federral do Amazonas - UFAM e Coordenador do Programa Multi-Institucional de Pós-graduação em Biotecnologia da UFAM.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal