SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE TERRAS E CONHECIMENTOS ETNOPEDOLÓGICAS NO PLANEJAMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS: UM ESTUDO DE CASO NOS MARES DE MORRO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Helder Ribeiro Freitas Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Engenharia Agronômica.
  • Ivo Jucksch
  • Elpídio Inácio Fernandes Filho
  • France Maria Gontijo Coelho
  • Irene Maria Cardoso
  • Eliana de Souza

Palavras-chave:

Classificação de solo, etnopedologia, avaliação ambiental, reforma agrária

Resumo

Esse trabalho busca analisar a aplicação dos métodos de avaliação de terras e contribuições do conhecimento etnopedológico na implantação de assentamentos, a partir de estudo de caso envolvendo a implantação do Primeiro de Junho, Tumiritinga, MG. Nesse, foram compiladas informações de documentação de criação, de vivências e entrevistas semiestruturadas às famílias. Realizou-se, também, o levantamento de solos, a classificação das terras pelos Sistemas Capacidade de Uso e Aptidão Agrícola, além da identificação das Unidades Ambientais percebidas pelos agricultores. Constatou-se correlação entre os critérios e recomendações de usos das classes de Capacidade de Uso e Aptidão Agrícola das Terras. Os saberes locais de solos e ambiente extrapolam os critérios dos sistemas de avaliação de terras. O Sistema Capacidade de Uso não se relaciona, em seus fundamentos, com a dinâmica diversidade da agricultura na realidade dos assentamentos. O Sistema Aptidão Agrícola pode contribuir com a implantação de assentamentos, desde que utilizado sem parametrizações e que as recomendações sejam elaboradas de forma dialógica e contextualizada com o conhecimento local das famílias.

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE TERRAS E CONHECIMENTOS ETNOPEDOLÓGICAS NO PLANEJAMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS: UM ESTUDO DE CASO NOS MARES DE MORRO DE MINAS GERAIS. (2018). Revista Brasileira De Agroecologia, 13(3). https://revista.aba-agroecologia.org.br/rba/article/view/22579

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