10852 - Plantas medicinais cultivadas e utilizadas pelos agricultores das microrregiões Paraibanas: Curimataú e Seridó

Autores

  • Josilda de França Xavier Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Josicleide da Silva UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Rosângela Roseane dos Santos UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Renato dos Santos de Albuquerque UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Carlos Alberto Vieira Azevedo UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Aline Costa Ferreira UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

cultivo, ervas, fitoterápica, doenças

Resumo

O Brasil é privilegiado com uma das mais ricas biodiversidades vegetal do mundo, destacando uma imensa coleção de plantas com valores medicinais. Objetivou-se neste trabalho, identificar os conhecimentos e a utilização das plantas medicinais pelos agricultores dos sítios Cardeiro município de Soledade,PB e Santa Cruz município de São Vicente do Seridó,PB. O trabalho foi dividido em duas etapas: Etapa I, aplicação de questionários. Etapa II, construção de 10 canteiros. Grau de escolaridade dos agricultores: sítios Cardeiro seis cursaram ensino fundamental I e II completo e Santa Cruz 11 cursaram ensino fundamental I. Foram identificadas 15 espécies de plantas medicinais nos dois sítios. As partes das plantas mais utilizadas pelos entrevistados foram às folhas. O preparo foi o chá por infusão. As plantas medicinais mais utilizadas foram: boldo, capim santo, erva cidreira, espinho de cigano e mastruz. As enfermidades citadas foram tosse, cólicas abdominais e menstruais. As plantas medicinais vêm sendo uma opção terapêutica de baixo custo no tratamento das doenças, com isso as populações rurais estão freqüentemente fazendo uso das mesmas.

Biografia do Autor

  • Josilda de França Xavier, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
    Possui Graduação em Biologia pela Universidade Regional do Cariri-URCA Crato, Ceará (2003). Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-árido Brasileiro pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior ABEAS e Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN (2006). Mestre em Engenharia Agrícola na Área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Doutoranda em Engenharia Agrícola - Irrigação e Drenagem. Foi Professora Substituta da UEPB, no Curso Técnico em Agropecuária (2007.2 a 2011.1) dos Componentes Curricular Plantas Medicinais e tecnologias Alternativas para o Semiarido e do Curso Bacharelado em Agroecologia nos Componentes: Princípios e Bases das Ciências Ambientais, Agroecossistemas, Desenvolvimento Sustentável, Agropecuária na Região do Semi-árido (2008.1 a 2011.1). Foi professora da Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA-CE, Brasil. (2006.1 a 2007.1).
  • Renato dos Santos de Albuquerque, UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
    Bacharelando em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba; Licenciando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba, Foi bolsista do SEBRAE no Projeto PAIS durante 2 anos
  • Carlos Alberto Vieira Azevedo, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Engenharia Civil (irrigação e drenagem) pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Agricultural And Irrigation Engineering pela Utah State University (1991). Desde 1993 é professor da Universidade Federal de Campina Grande e a partir de 2003 é Editor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de água, solo e planta, irrigação por sulcos e águas residuárias na irrigação.
  • Aline Costa Ferreira, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
    possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Brasileiro, Mestre em Irrigação e Drenagem pela UFCG (2009) e atualmente Doutoranda em Irrigação e Drenagem pela UFCG. Experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação do Solo e da Água, Manejo Integrado de Bacias, Desenvolvimento Sustentável, Barragem Subterrânea, Reúso de Águas, Irrigação e Drenagem, Técnicas Alternativas de Drenagem e etc.

Downloads

Publicado

2011-11-13

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>