12258 - Utilização do bagaço da cana-de-açúcar e processamento de sisal na drenagem subterrânea

Autores

  • Aline Costa Ferreira Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
  • Josilda de França Xavier Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
  • Rubenia de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
  • José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
  • Vera Lúcia Antunes Lima Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
  • Josinaldo Xavier de Medeiros UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

tubos drenantes, material alternativo, lençol freático

Resumo

O experimento, realizado no Laboratório de Irrigação e Drenagem, LEID, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG ocorreu em duas etapas, pois foram testados três diferentes tubos e o material envoltório bagaço de cana-de-açúcar e água de abastecimento cada qual com três repetições. Na montagem do experimento foram pesados 500 kg de solo seguindo este mesmo raciocínio nos nove tanques. Foram avaliados os sistemas compostos dos tubos Drenoflex, tubo de PVC liso e Kananet usando-se como envoltórios o material bagaço de cana-de-açúcar e o processamento de fibra de sisal utilizando água de abastecimento. Os tratamentos foram dispostos em um arranjo fatorial com três tipos de tubo, Drenoflex, Kananet e tubo de PVC liso, próprio para esgoto, os materiais envoltórios, bagaço de cana-de-açúcar e processamento de fibra de sisal utilizando água de abastecimento. O desempenho dos tubos ensaiados com os envoltórios bagaço de cana-de-açúcar e processamento de fibra de sisal teve resistência de entrada classificada como boa

Biografia do Autor

  • Aline Costa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Brasileiro, Mestre em Irrigação e Drenagem pela UFCG (2009) e atualmente Doutoranda em Irrigação e Drenagem pela UFCG. Experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação do Solo e da Água, Manejo Integrado de Bacias, Desenvolvimento Sustentável, Barragem Subterrânea, Reúso de Águas, Irrigação e Drenagem, Técnicas Alternativas de Drenagem e etc.
  • Josilda de França Xavier, Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
    Possui Graduação em Biologia pela Universidade Regional do Cariri-URCA Crato, Ceará (2003). Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semi-árido Brasileiro pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior ABEAS e Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN (2006). Mestre em Engenharia Agrícola na Área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Doutoranda em Engenharia Agrícola - Irrigação e Drenagem. Professora Substituta do Componente Curricular Plantas Medicinais do curso Técnico em Agropecuária (2007.2 a 2011.1) e do Curso Bacharelado em Agroecologia nos Componentes: Princípios e Bases das Ciências Ambientais, Agroecossistemas, Desenvolvimento Sustentável, Agropecuária na Região do Semi-árido (2008.1 a 2011.1). Foi professora da Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA-CE, Brasil. (2006.1 a 2007.1).
  • José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Recursos Naturais [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Campina Grande, Coordenador de Projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ex-Diretor Técnico do Parque Tecnológico/PaqTcPB, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Educação e ensino Agrícola Superior/ABEAS, Ex-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba/FAPESQ, Ex-Secretário adjunto de Ciências e Tecnologias do Município de Campina Grande-PB, Ex-Coordenador do COLÉGIO DE ENTIDADES NACIONAIS/CDEN/CONFEA, ex. Tem experiência com ênfase em Conservação de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, bacia hidrográfica, recursos hídricos, caatinga e semiárido.
  • Vera Lúcia Antunes Lima, Universidade Federal de Campina Grande,UFCG-PB
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é Professora Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de água; adubação orgânica; cultivo de algodão irrigado; propriedades físico-hídricas do solo; drenagem de terras agrícolas
  • Josinaldo Xavier de Medeiros, UFPB - Universidade Federal da Paraíba
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978) , especialização em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1979) , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2004) , doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual da Prata (1974) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: tubo de PVC liso, pneu usado, bagaço de cana.

Downloads

Publicado

2012-01-08

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>