11259 - Pedagogia da alternância como promotora do desenvolvimento e sustentabilidade no meio rural

Autores

  • Daniele Torres Aro UNIARA, UFSCAR/PRONERA
  • Juliano Silva do Nascimento UFSCAR
  • Adriana Sampaio de Aguiar UFSCar
  • Luiz Carlos de Faria UFSCar
  • Fernando Franco UFSCar

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação Rural, Sustentabilidade Rural

Resumo

A Pedagogia da Alternância é uma das opções de realizar a Educação Rural que visa à valorização do tempo em que o educando passa fora do ambiente escolar (tempo comunidade), colocando em prática a teoria fornecida na sala de aula (tempo escola). Visando à melhoria da educação no campo para os assentados da reforma agrária, a UFSCar une-se aos movimentos sociais ligados à reforma agrária, e parcerias do PRONERA e o INCRA, viabilizando um curso de Agronomia (Projeto Agronomia/PRONERA) em que é utilizada a Pedagogia da Alternância na perspectiva de promover a agricultura familiar e a sustentabilidade dos assentamentos. Até o atual estágio do Projeto Agronomia/PRONERA pode-se notar que os trabalhos práticos do tempo comunidade representaram ferramentas importantes para instigar e elucidar a curiosidade dos educandos. Além disso, a coordenação, os educadores e os monitores do Projeto Agronomia/PRONERA, apesar dos grandes desafios operacionais e pedagógicos, têm conseguido proporcionar uma formação superior de qualidade aos agricultores assentados pela Reforma Agrária através de uma leitura atualizada e abrangente da relação sociedade-meio ambiente, potencializando os saberes e vivencia de cada aluno.

Biografia do Autor

  • Daniele Torres Aro, UNIARA, UFSCAR/PRONERA
    Possui graduação em Medicina Veterinária. Atualmente mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente - UNIARA. Pesquisadora integrante do NUPEDOR (Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural) em projetos, tendo em destaque o Projeto de avaliação de desenvolvimento dos assentamentos do estado de São Paulo junto ao INCRA, e Monitora do Curso de Agronomia Pronera/ UFSCar
  • Juliano Silva do Nascimento, UFSCAR
    Estudante de agronomia - PRONERA
  • Adriana Sampaio de Aguiar, UFSCar
    estudante de pegagogia
  • Luiz Carlos de Faria, UFSCar
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Quiróz"/Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Quiróz"/Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto na UFSCar-Sorocaba. Tem experiência na área de Gestão Ambiental e Recursos Florestais, com ênfase em Planejamento e recuperação ambiental e Economia e planejamento florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: silvicultura, geoprocessamento e recuperação de áreas degradas.
  • Fernando Franco, UFSCar
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - Campus de Sorocaba - Curso de Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação de Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais (agrossilvicultura), agroecologia, planejamento participativo, extensão rural. Coordenador do curso de agronomia - PRONERA

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Publicado

2011-11-23

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia