11259 - Pedagogia da alternância como promotora do desenvolvimento e sustentabilidade no meio rural
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação Rural, Sustentabilidade RuralResumo
A Pedagogia da Alternância é uma das opções de realizar a Educação Rural que visa à valorização do tempo em que o educando passa fora do ambiente escolar (tempo comunidade), colocando em prática a teoria fornecida na sala de aula (tempo escola). Visando à melhoria da educação no campo para os assentados da reforma agrária, a UFSCar une-se aos movimentos sociais ligados à reforma agrária, e parcerias do PRONERA e o INCRA, viabilizando um curso de Agronomia (Projeto Agronomia/PRONERA) em que é utilizada a Pedagogia da Alternância na perspectiva de promover a agricultura familiar e a sustentabilidade dos assentamentos. Até o atual estágio do Projeto Agronomia/PRONERA pode-se notar que os trabalhos práticos do tempo comunidade representaram ferramentas importantes para instigar e elucidar a curiosidade dos educandos. Além disso, a coordenação, os educadores e os monitores do Projeto Agronomia/PRONERA, apesar dos grandes desafios operacionais e pedagógicos, têm conseguido proporcionar uma formação superior de qualidade aos agricultores assentados pela Reforma Agrária através de uma leitura atualizada e abrangente da relação sociedade-meio ambiente, potencializando os saberes e vivencia de cada aluno.Downloads
Publicado
2011-11-23
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia