Horta dos Sentidos: uma ferramenta agroecológica

Autores

  • Elinéia Rodrigues da Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Daniele Torres Aro Universidade de Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Rogério Ferreira da Silva Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

A horta no ambiente escolar serve como um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas sobre agroecologia, unindo teoria e prática de forma contextualizada. As atividades realizadas na hortado sentidos, contribui para a compreensão dos alunos a respeito do perigo na utilização de agrotóxicos à saúde humana e para o meio ambiente. A mudança de perspectiva em relação à natureza será possível a partir da educação ambiental que ofereça ao individuo uma experiência direta com elementos naturais, ou seja, que propiciem vivências a partir de contato da natureza com os sentidos básicos de percepção humana (visão, tato, paladar, olfato e audição). O projeto tem como objetivo promover a agroecologia englobando o conhecimento de uma alimentação saudável, resgate de saberes tradicionais e potencializar os sentidos humanos visando à socialização através de diálogos, além do intercâmbio do meio acadêmico com a educação básica.

Biografia do Autor

  • Elinéia Rodrigues da Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
    Me chamo Elinéia Rodrigues da Cruz, sou acadêmica do 2° ano do curso superior de Tecnologia em Agroecologia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Glória de Dourados.
  • Daniele Torres Aro, Universidade de Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
    Médica veterinária, especialista em agroecologia, mestra de meio ambiente - Docente do curso em Agroecologia (UEMS)
  • Rogério Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
    Docente do curso em Agroecologia - UEMS

Referências

ALTIERI, M. A.; GLASER, D. L.; SCHMIDT, L. L. Diversification of agroecosystems for insect pest regulation: Experiments with collards. In: Agroecology: researching the ecological basis for sustainable agriculture. Springer Verlag, Ecological Studies v.78, p. 70-82, 1989.

CASTRO, A. M. de; Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão e aço. Rio de Janeiro: Edições Arantes, 348p., 1984.

DELGADO, G. C. A questão agrária no Brasil, 1950 – 2003. In Questão agrária no Brasil: perspectiva histórica e configuração atual. São Paulo: INCRA, 2005.

KABAYASHI, T. A suggestion about environment education using the Five senses. Marine PollutionBulletin, vol. 23, 1991.

MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimenta: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis, 2008

SANTOS, M. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)