Pedagogia da Alternância – As estratégias metodológicas utilizadas pelo curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)

Autores

  • Paulo Rogério Lopes
  • Fernando Silveira Franco
  • Marcelo Nivert Schlindwein
  • João Eduardo Ávila
  • Paola Maia Lo Sardo
  • Adriana Sampaio de Aguiar
  • Daniele Torres Aro
  • Manoel Baltasar Baptista da Costa
  • Waldemar Marques

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Agroecologia, Professores mediadores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende a uma demanda concernente à necessidade de formação de profissionais qualificados para atuarem nos assentamentos da reforma agrária do Estado de São Paulo. O curso teve início no ano de 2009 e, no momento, ainda encontra-se em andamento na UFSCar - Campus Sorocaba/SP. Este trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores, que atuam ativamente como professores e professores mediadores do curso (monitores). A proposta do curso busca oferecer qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, maior integração entre a UFSCar e o universo dos agricultores familiares assentados no Estado de São Paulo e formação solidificada na ciência Agroecologia. Como o método pedagógico adotado pelo curso foi a Pedagogia da Alternância, o texto apresenta uma experiência ímpar da universidade em lidar com uma proposta inovadora de ensino. Dessa forma, o texto expressa as dificuldades e as estratégias de ensino e metodologias utilizadas pela universidade em um curso que possui proposta de ensino baseada na Pedagogia da Alternância.

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Publicado

2016-06-21

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