Você conhece esses símbolos? Entrevista com a população de Gloria de Dourados/MS

Autores

  • Elinéia Rodrigues da Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Valéria Surubí Barbosa
  • Daniele Torres Aro

Palavras-chave:

alimentação saudável, consumidor, símbolos não reconhecidos.

Resumo

A rotulagem de alimentos representa o elo entre o consumidor e o produto, sendo importante canal de comunicação acerca das características do produto. O presente trabalho avaliou o conhecimento e a compreensão dos rótulos de produtos utilizados pela população do município de Glória de Dourados, MS. O estudo foi feito a partir de uma dinâmica individual aplicado em 20 consumidores, sendo usado como instrumento de estudo um banner com os símbolos de orgânico, transgênico, agrotóxico, livre de crueldade, e reciclagem. Os resultados obtidos foram que 40% dos entrevistados possuíam ensino médio completo, 40% possuíam ensino superior completo, ambos obtiveram 100% de conhecimento dos símbolos, os outros 20% possuíam ensino fundamental incompleto, os quais não tinham conhecimento dos símbolos: transgênico e livre de crueldade. Nota-se então, que as informações quanto ao significado de cada símbolo, não estão sendo claro o suficiente para alcançar este publico de pessoas.

Biografia do Autor

  • Elinéia Rodrigues da Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
    Me chamo Elinéia Rodrigues da Cruz, sou acadêmica do 2° ano do curso superior de Tecnologia em Agroecologia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Glória de Dourados.

Referências

CONSEA. Princípios e diretrizes de uma política nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília(DF), CONSEA, 2004.

COSTABEBER, José Antônio. Transição agroecológica: do produtivismo à ecologização.

DELIZA, R. et al. Percepção do Consumidor. Ministério da agricultura, pecuaria e abastecimento, Rio de Janeiro/RJ, 2005.

Disponível em http://www.ufsm.br/desenvolvimentorural/textos/32.pdf. Acesso em: 14/08/2012.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.

RODRIGUES, M.C.; ARANTES, O.M.N. Direito Ambiental e Biotecnologia: uma abordagem sobre os transgênicos sociais. Curitiba: Juruá, 2004. 104p

SANTOS, G. C. D.; MONTEIRO*, M. SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, Araraquara/SP, 2004.

VALENTE, F. (org). Direito Humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez, 2002.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)