11293 - A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Autores

  • José Silveira Filho Prefeitura Municipal de Fortaleza/Departamento de Alimentação Escolar/Hortas Escolares (UFC/PMF)

Palavras-chave:

Horta orgânica, Educação Ambiental, Alimentação Escolar

Resumo

O presente artigo visa relatar as atividades desenvolvidas por professores e estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenadores, supervisores, professores, monitores e alunos em algumas escolas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Ceará, Brasil, através do Programa Mais Educação, Convênio UFC/PMF. Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da horta orgânica escolar na alimentação através da merenda escolar, contribuindo para o bom desenvolvimento da criança e um maior interesse dos alunos envolvidos nas atividades agroecológicas com foco na produção e no consumo de alimentos saudáveis. Nessa pesquisa utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, delineada num estudo de caso, com apoio na pedagogia freireana, dialógica e da troca de saberes entre os sujeitos envolvidos na investigação. Os resultados discutidos apontam para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e agronômicas no cultivo de hortas orgânicas com vistas ao estudo da educação ambiental e a utilização das hortaliças na merenda escolar com foco na melhoria da alimentação e da qualidade de vida dos discentes.

Biografia do Autor

  • José Silveira Filho, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Departamento de Alimentação Escolar/Hortas Escolares (UFC/PMF)
    Doutor em Educação: defendeu em 04 de novembro de 2010, Tese intitulada: O PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: André Haguette Mestre em Agronomia: defendeu, em 14 de maio de 1996, Dissertação intitulada: SENSIBILIDADE DO MAMOEIRO (Carica papaya L.) A FUNGICIDAS, junto ao Curso de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: José Júlio da Ponte Filho. Graduação Licenciatura em Agronomia com Habilitação nas Disciplinas Matemática e Ciências. Diplomado em 25.01.2000, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE. Bacharelado em Engenharia Agronômica – Diplomado em 18 de dezembro de 1971, Escola de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE.. Titulação: Mestre em Agronomia e Doutor em Educação

Downloads

Publicado

2012-01-08

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar