11294 - A troca de saberes na construção coletiva da horta escolar

Autores

  • José Silveira Filho Prefeitura Municipal de Fortaleza/Departamento de Alimentação Escolar/Hortas Escolares (UFC/PMF)

Palavras-chave:

Dialogicidade, Horta escolar, Educação ambiental

Resumo

Este trabalho pesquisou a construção coletiva da horta escolar na Escola Municipal Saraiva Leão da rede pública da Prefeitura da Cidade de Fortaleza (PMF) numa parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A relevância desse estudo fundamenta-se nas relações sociais dos sujeitos envolvidos na troca de saberes, máxime entre a educação ambiental e horta escolar. Essa pesquisa utilizou da metodologia de abordagem qualitativa a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire e contexto multidisciplinar nas atividades desenvolvidas na horta orgânica escolar. Os resultados direcionaram para as atividades que contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental quanto à percepção que eles possuem da natureza. As atividades desenvolvidas na horta criaram a noção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Essa tarefa constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeia todo o processo educativo estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, formando cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais.

Biografia do Autor

  • José Silveira Filho, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Departamento de Alimentação Escolar/Hortas Escolares (UFC/PMF)
    Doutor em Educação: defendeu em 04 de novembro de 2010, Tese intitulada: O PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: André Haguette Mestre em Agronomia: defendeu, em 14 de maio de 1996, Dissertação intitulada: SENSIBILIDADE DO MAMOEIRO (Carica papaya L.) A FUNGICIDAS, junto ao Curso de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: José Júlio da Ponte Filho. Graduação Licenciatura em Agronomia com Habilitação nas Disciplinas Matemática e Ciências. Diplomado em 25.01.2000, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE. Bacharelado em Engenharia Agronômica – Diplomado em 18 de dezembro de 1971, Escola de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE.. Titulação: Mestre em Agronomia e Doutor em Educação

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Publicado

2012-01-08

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar