11294 - A troca de saberes na construção coletiva da horta escolar
Palavras-chave:
Dialogicidade, Horta escolar, Educação ambientalResumo
Este trabalho pesquisou a construção coletiva da horta escolar na Escola Municipal Saraiva Leão da rede pública da Prefeitura da Cidade de Fortaleza (PMF) numa parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A relevância desse estudo fundamenta-se nas relações sociais dos sujeitos envolvidos na troca de saberes, máxime entre a educação ambiental e horta escolar. Essa pesquisa utilizou da metodologia de abordagem qualitativa a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire e contexto multidisciplinar nas atividades desenvolvidas na horta orgânica escolar. Os resultados direcionaram para as atividades que contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental quanto à percepção que eles possuem da natureza. As atividades desenvolvidas na horta criaram a noção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Essa tarefa constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeia todo o processo educativo estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, formando cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais.Downloads
Publicado
2012-01-08
Edição
Seção
VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar