A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências
Resumo
Resumo: A horta escolar é um espaço indicado para que as crianças possam conhecer e aprender a cuidar de pequenos animais e vegetais e promover o bem estar com uma alimentação saudável. Poucas escolas possuem laboratórios para usos de experimentos nas aulas de ciências. A par dessa deficiência, essa experiência objetivou utilizar o espaço da horta da escola como um laboratório vivo. Para isso foi elaborado um material didático para cultivo de horta orgânica com fundamento na pedagogia dialógica da troca de saberes entre os sujeitos participantes para conhecimento das atividades práticas de campo. Docentes e discentes da escola que realizou o trabalho acharam viável a utilização das atividades na horta como aulas práticas. Os professores avaliaram o estudo como bom e excelente em 100% dos casos. Os alunos disseram que as atividades da horta são positivas em 100% das respostas. Entre as atividades que mais agradaram destacam o plantio com 40% e os tratos culturais com 44%. Em seguida, o minhocário com 4% e outras atividades com 12%. A alternativa da horta escolar como laboratório para o ensino de ciências foi uma experiência exitosa e pode ser explorada nas escolas que não têm laboratório.Referências
Referências bibliográficas
BOFF, L. Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999. 199p.
NOËL-EVEN, J. O liceu experimental de Saint-Nazaire: uma utopia? In: Oliveira, I. B. (Org.). Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2004. Série Cultura, Memória e Currículo; vol. 4.
NOGUEIRA, W. C. L. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte, 3 a 8 de outubro de 2005.
MORGADO, F. da S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006, 45p.
SILVEIRA–FILHO, J; VERDELHO, M. M. Di A. R; SILVA, M. S. B da. Produtor de Hortaliças. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004. 88p.
SILVEIRA, Alessandra Rios; SILVEIRA FILHO, José. A dimensão pedagógica da educação ambiental na horta escolar. Anais do I Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Teresina, PI, 12 a 16 de agosto de 2014.
SILVEIRA FILHO, José; SILVEIRA, Alessandra Rios. A dimensão agronômica como alternativa de inovação tecnológica na horta orgânica escolar. Anais do I Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Teresina, PI, 12 a 16 de agosto de 2014.