11810 - Imersão no meio rural: conhecendo a realidade da agricultura familiar e formando percepção crítica

Autores

  • Thais Larissa Soares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
  • Priscila de Souza Pereira Rollo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
  • Tânia de Sousa Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
  • Claudio Jamilo Fecury Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
  • Louise Ferreira Rosal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal

Palavras-chave:

Vivência, PDS Esperança, Realidade Agrária.

Resumo

O relato de experiência aborda a vivência realizada no Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS Esperança no município de Anapu, localizado na microrregião de Altamira, Oeste do Pará. O objetivo foi contribuir para a formação profissional do graduando de Agronomia do IFPA - Campus Castanhal, oportunizando a este exercitar o confronto entre a teoria e a realidade, de modo a inseri-lo no âmbito da realidade regional, conduzindo-o a uma participação ativa, efetiva e reflexiva na produção de conhecimento, além de possibilitar integrar o acadêmico à realidade agrária, pela convivência com agricultores. Dessa forma, a vivência contribuiu para o aprendizado e conhecimento dos educandos acerca da realidade dos agricultores familiares envolvidos em atividades de caráter sustentável e de preservação dos recursos naturais, buscando uma troca direta de saber popular e do saber científico, como também o desenvolvimento de uma consciência crítica para o educando e para a comunidade.

Biografia do Autor

  • Thais Larissa Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
    SILVA, Thais Larissa Soares da, Técnica em Pesca, bolsista do Programa de Educação Tutorial PET- Agronomia, graduanda de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal
  • Priscila de Souza Pereira Rollo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
    ROLLO, Priscila de Souza Pereira, Técnica em Geodesia e Cartografia, bolsista do Programa de Educação Tutorial PET- Agronomia, graduanda de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal
  • Tânia de Sousa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
    LEITE, Tânia de S., Técnica Florestal, bolsista do Programa de Educação Tutorial PET- Agronomia, graduanda de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal
  • Claudio Jamilo Fecury Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
    Graduando em Eng° Agronomica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET.
  • Louise Ferreira Rosal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA Campus Castanhal
    Prof.ª Dra. do IFPA- Campus Castanhal, Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>