13852 - O perfil dos educadores do campo no município de Arara, Paraíba
Palavras-chave:
Educação do Campo, Educação Popular, Docentes, Metodologia participativa, Teia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil e a realidade dos docentes das escolas localizadas na Zona Rural, no município de Arara no estado da Paraíba contribuindo para provocar a emancipação dos sujeitos que vivem do/no campo, respeitando e utilizando seu saber popular. A estratégia metodológica foi desenvolvida com professoras das Escolas Públicas do Campo da Rede Municipal de Ensino do município de Arara- PB através de visitas nas escolas e uma reunião conduzida com base em métodos participativos, a ferramenta Teia. O público alvo foram oito professoras do ensino infantil e fundamental que lecionam em sete escolas do município. O resultado mostrou que as maiores dificuldades para as professoras foram na formação e no currículo-conteúdo e proporcionou as docentes uma nova reflexão, vivência, uma transformação não só em saberes, mas a perspectivas de novos horizontes, com a utilização de práticas educativas alicerçadas na educação popular, permitindo a troca de saberes e o diálogo.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação