14168 - Espaços de formação como ferramenta e estratégia para inclusão da agroecologia na universidade: iniciativas do grupo agroecológico IARA

Autores

  • Ana Carolina Silva da Costa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Magda Franciane Nascimento Alexandre Universidade Federal do Pará
  • Mery Helen Cristine da Silva Moraes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Josiele Pantoja de Andrade Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ana Paula Freires de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Vitor Hugo Dias Alexandrino Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

educação, interdisciplinar, agroecologia, sociedade, participativo

Resumo

A educação no Ensino Superior está ligada as regras do modo de produção capitalista, confirmando o caráter difusionista do método de ensino. Por isto, o Grupo Agroecológico IARA viu a necessidade de construir um espaço de formação interdisciplinar para os estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia com intuito de discutir e contextualizar a agroecologia como contraponto ao atual modelo econômico, além do despertar de consciência para a necessidade de sensibilização, ação e reflexão para com as questões homem x natureza x sociedade. Com a evolução no processo de construção dos espaços o mesmo atingiu um caráter participativo, a partir do diálogo como canal de comunicação com ênfase no protagonismo dos sujeitos, suas percepções diferenciadas e a construção coletiva de conceitos estruturados. Concluímos que esta iniciativa expressou a agroecologia como um princípio educativo de formação e uma ferramenta transformadora, estratégica e revolucionária na instituição de ensino.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Silva da Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Ana Carolina S.C. formou-se como Engenheira Agrônoma em 10 de Agosto de 2012 na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência em realizar diagnóstico sócio-ambiental em comunidades rurais por meio de trabalhos participativos. É membro efetivo da Associação Agroecológica IARA onde desenvolve experiências exitosas em agroecologia e extensão rural. Atua em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará na difusão de tecnologias sociais e sustentáveis na região amazônica. Atualmente cursa Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento na Universidade Federal do Pará
  • Magda Franciane Nascimento Alexandre, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento em andamento pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Extensão Rural e Educação no Campo. Participou na área da extensão rural no Assentamento Benedito Alves Bandeira através da redução de perdas pós-colheita, de 14 de agosto de 2009 à 14 de agosto de 2010. Participou como bolsista do projeto leite de cabra de agosto de 2010 à agosto de 2011. Membro efetivo do Grupo Agroecológico IARA desde maio de 2007 dando continuidade à esta atividade atualmente.
  • Mery Helen Cristine da Silva Moraes, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Possui o título de Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012) e especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará. Realizou estágio não obrigatório com vistas a complementar a formação educacional e preparação ao trabalho produtivo, com efetiva atuação nas atividades pertinentes à área da agricultura familiar junto ao Órgão/Departamento/Setor: Tipitamba na Embrapa Amazônia Oriental e, participa, como Vice-Coordenadora de Tecnologias Sociais na Associação Agroecológica IARA.
  • Josiele Pantoja de Andrade, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Discente do curso de Agronomia da Universidade Fedaral Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Agronomia, Agroecologia e Sociologia Rural, com ênfase em Extensão Rural. Participou como bolsita do projeto vinculado a Embrapa Amazônia Oriental, setor Tipitamba, “Percepção pública da ciência e tecnologia e impacto social da agricultura sem queima para recuperação de áreas degradadas na Amazônia, em comunidades rurais no nordeste paraense, de 2010 a 2012. Atualmente é bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica- Pibic/CNPq- Embrapa Amazônia Oriental, participante do projeto de pesquisa Manejo da capoeira na agricultura da Amazônia sem o uso do fogo, especificamente trabalhando o tema “Avaliação do capital social e sua Importância para o projeto Tipitamba/Embrapa Amazônia Oriental: estudo de caso em comunidades do nordeste paraense
  • Ana Paula Freires de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Discente do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural da Amazônia. Participou de projetos de extensão universitária e do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável). Membro colaborador doGrupo Agroecológico IARA.
  • Vitor Hugo Dias Alexandrino, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Professor de Biologia e Ciências Naturais, formado no ano de 2012 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará - IFPA. Atualmente cursa a graduação em Engenharia Floresta, pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Possui afinidades com temas voltados para a Educação Ambiental e para as Questões que envolvam o campo a produção rural.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)