14269 - Sistemas agroflorestais com cafezais no estado do Espírito Santo: o olhar do agricultor

Autores

  • Eduardo Ferreira Sales Incaper
  • Victor Ernesto Méndez University of Vermont, USA
  • Francisco Roberto Caporal Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

café, percepção, agricultura familiar, concorrência

Resumo

Os cafeeiros ocupam 9,8% da área do estado do Espírito Santo. Predominam sistemas a pleno sol mas existem alguns sistemas agroflorestais (SAFs). Para analisá-los foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 58 famílias de cafeicultores. Dos agricultores entrevistados, 37 estavam satisfeitos com os SAFs. Os agricultores satisfeitos foram motivados pela obtenção de outras fontes de renda além do café, pela possibilidade de trabalhar na sombra e pela conservação ambiental. Um dos principais fatores que causou insatisfação foi a competição entre as árvores e o cafeeiro. Conclui-se das entrevistas que os SAFs simplificados com espécies que deem alguma fonte de renda podem contribuir para a conservação ambiental e ser uma opção econômica.

Biografia do Autor

  • Eduardo Ferreira Sales, Incaper
    Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural com experiência na área de Engenharia Agrícola, ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sistemas agroecológicos, sistemas agroflorestais e Coffea canephora.
  • Victor Ernesto Méndez, University of Vermont, USA
    Membro do Agroecology and Rural Livelihoods Group e professor do Department of Plant and Soil Sciences da University of Vermont, USA.
  • Francisco Roberto Caporal, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>