14382 - Educação Ambiental nas escolas: será esse um modelo possível de resgatar no sistema educacional brasileiro?

Autores

  • Rodrigo França da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fabiane Pereira Machado Dias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Flávia de Jeses Nunes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daniel Melo de Castro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Busca-se discutir a importância e a necessidade da inclusão da dimensão ambiental no currículo escolar em todos os níveis de educação frente à crise ambiental e social que enfrentamos atualmente. Objetivando a harmonia do homem com a natureza e sabendo-se que a educação ambiental não é de responsabilidade exclusiva das instituições educativas, foi proposta uma mudança de atitude em prol do meio ambiente por parte dos alunos em uma escola do município de Cruz das Almas na Bahia. Essa mudança de atitude foi favorecida pela disseminação de informações sobre a atual crise ambiental e suas consequências na vida do ser humano por estudantes de graduação, despertando nos alunos do ensino médio maior senso crítico sobre suas ações e uma consciência ecológica dentro e fora do circulo escolar. Ações como esta são importantes, uma vez que a maioria das escolas não dá prioridade ao tema, mesmo já existindo uma Lei que estabelece que a educação ambiental deva estar inserida de forma articulada em todo o processo educativo.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação