Análise comparativa dos processos de gestão em diferentes estratégias de comercialização de grupos da Rede Ecovida de agroecologia na região Centro do Paraná

Autores

  • Andrea Pires Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jéssica Taís Gebauer
  • Julian Perez Cassarino
  • Tiago Costa

Resumo

Uma estratégia agroecológica de comercialização exige a construção de diferentes mecanismos de mercado, sendo que sua gestão possui dinâmicas distintas, por isso o objetivo desse artigo é fazer uma análise comparativa a partir do mapeamento de processos feito com o software Bizagi Process Modeler de algumas das formas de comercialização de produtos agroecológicos existentes no centro do Paraná, baseando-se na experiência dos grupos COOPERJUNHO e AGAECO, focando na comercialização que estes realizam por meio do PNAE, a feira de produtos agroecológicos que ocorre no município de Rio Bonito do Iguaçu e a proposta de compras da agricultura familiar por meio do PAA compra institucional para os restaurantes universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul. Com o mapeamento de processos de cada um dos grupos foi possível compreender a gestão de cada um deles e as diferentes formas de comercialização adotadas e a partir disso realizar a análise comparativa de modo mais eficiente.

Biografia do Autor

  • Andrea Pires, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Ciências Agrárias

Downloads

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos