Ensino Médio Integrado Técnico em Agroecologia: Uma Experiência Envolvente no Território Portal da Amazônia

Autores

  • Wagner GERVAZIO

Palavras-chave:

educação do campo, permanência no campo, interdisciplinaridade

Resumo

A experiência se desenvolveu de 2010 a 2013, com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, na Escola Estadual Ouro Verde, no campo, Alta Floresta–MT. O objetivo é contribuir uma educação que valorize o homem/mulher do campo, quer ensinar a ler e a calcular a realidade, possibilitar o debate sobre a permanência da família no campo e valorizar o conhecimento empírico, uma educação de qualidade que possibilite aos educandos condições de optarem sobre o lugar onde desejam viver e produzirem as suas existências. Optou-se por Agroecologia, pois a produção de alimentos agrícolas em larga escala tem tido um custo ambiental elevado, comprometendo a sustentabilidade dos ecossistemas. A metodologia utilizada foi de trabalhar com projetos, aulas de campo, aulas práticas, visitas, etc. A ideia é integrar o ensino médio à educação profissional. Dessa forma, o técnico em Agroecologia contribui para a discussão acerca de um novo paradigma de desenvolvimento da região.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)