Perfil dos Consumidores e Comercialização de Produtos Orgânicos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Nivaldo Vitor ALBUQUERQUE Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental – UNIFEJ/UNIDERP, Campo Grande, MS.
  • Denise Soares da Silva PADOVAN Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD/Programa de Pós-Graduação em Agronegócios/AADS – Agência de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, Dourados, MS.
  • Milton Parron PADOVAN Embrapa Agropecuária Oeste/Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental-UNIFEJ/UNIDER/Anhanguera.

Palavras-chave:

Produção orgânica, alimentos orgânicos, agricultura familiar, comercialização da produção.

Resumo

Campo Grande é o município com maior população em Mato Grosso do Sul, com cerca de um milhão de habitantes, com boas perspectivas de comercialização e consumo de produtos orgânicos. Estudos nesse sentido ainda são incipientes para conhecer os potenciais consumidores e a potencialidade desse mercado. Nesse contexto, realizou-se a pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil do consumidor de produtos orgânicos, seu consumo e a pré- disposição em consumi-los. A pesquisa foi desenvolvida nas feiras de produtos orgânicos com 30 entrevistados e 48 pessoas em um supermercado, durante os meses de setembro e outubro de 2010, os quais foram abordados e entrevistados aleatoriamente durante as compras, a partir de um roteiro semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. A baixa quantidade de produtores certificados é entrave para aumentar a confiabilidade e a adesão de mais consumidores aos produtos orgânicos. A falta de incentivos governamentais para financiamentos, carência de técnicos qualificados e comprometidos no acompanhamento da produção, orientação insuficiente no controle de pragas e baixa interação com empresas que desenvolvem pesquisa agropecuária no estado, são alguns fatores que dificultam o desenvolvimento da agricultura orgânica na região de Campo Grande. Também a baixa divulgação dos produtos orgânicos, formas de transportes inadequados e preços mais altos praticados nesses produtos em relação aos convencionais também são entraves para o aumento desse consumo.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

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