Hábito de consumo de frutas orgânicas comercializadas em feiras livres na cidade de Pelotas, RS
Palavras-chave:
agricultor familiar, fruticultura orgânica, agrotóxicos, consumidor.Resumo
A preocupação com a segurança alimentar, qualidade de vida e a questão ambiental vem ao longo do tempo adquirindo uma dinâmica em escala global com novos hábitos alimentares e modos de produção. Isso tem influenciado o consumidor a buscar novas alternativas para melhorar sua alimentação. Assim, objetivou-se fazer um estudo sobre hábito de consumo de frequentadores de feiras livres na cidade de Pelotas, RS. A pesquisa fundamenta-se em um caráter qualitativo, com avaliações adquiridas através da aplicação de questionários em entrevistas semiestruturadas. Foi possível observar a partir dos dados coletados, que a preferência no consumo de frutas orgânicas se dá pelo consumo “in natura” de laranja, morango, uva e outras frutas.Referências
AZEVEDO, F.; QUEIROZ, T. A. As feiras livres e suas (contra) racionalidades: periodização e tendências a partir de natal-RN-Brasil. Revista bibliográfica de geografía y ciencias sociales. Barcelona, v. 18, n. 1009, 2013.
DAROLT, M. R. Comparação da qualidade do alimento orgânico com o convencional. Alimentos Orgânicos: Produção, Tecnologia e Certificação. Revista. Alimentos Orgânicos: produção, tecnologia e certificação. Viçosa, v.1, n.1, p. 289-312, 2003.
DUARTE, V. M. N. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/pesquisa-quantitativa-qualitativa.htm>. Acesso em: 08 de jun. 2013.
ELIAS; L. P.; FACHINELLO, A.; MAZZUCCO, B. Disposição a pagar por produtos orgânicos em Santa Catarina – SC, 2012, p. 5. Disponível em: <http://base.socioeco.org/docs/disposicao_a_pagar_por_pordutos_organicos_em_sc.pdf>. Acesso em: 30 de ago. de 2014.