Efeito de bioextratos na sanidade e fisiologia de sementes de soja

Autores

  • Micheli Bernardi Tonoli Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Carlos Pascuali Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Airton José Christ Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Francisco Marinaldo Fernandes Corlett Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O uso de defensivos agrícolas sintéticos tem causado graves danos ao meio ambiente e ao ser humano e a elevação da resistência de pragas e doenças a esses produtos. Nesse contexto, o uso de extratos vegetais no controle de patógenos tem se tornado uma alternativa ecológica promissora e de baixo custo. Devido, a soja ocupar posição de destaque como fonte de proteínas e óleo vegetal, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de extratos vegetais hidroalcoolicos na inibição dos fungos Fusarium sp., Chaetomium sp.e Phomopsis sp em sementes de soja. Os extratos de açafrão, louro e cravo-da-índia foram os mais eficientes, inibindo praticamente 100% o desenvolvimento do Phomopsis sp e Chaetomium sp na semente de soja. Os demais extratos também apresentaram atividade antifúngica, principalmente, sobre Chaetomium sp. Portanto, os extratos avaliados apresentaram atividade antifúngica promissora para diferentes fungos patogênicos em sementes de soja.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Análise Sanitária de Sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. 1.ed., 1. reimpr. rev. e atual. – Brasília : Mapa/ACS, 2009 (b). 200p.

LAZAROTTO, Marília. Tratamentos Alternativos para o Controle de Patógenos em Sementes de Cedro (Cedrelafissilis). Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n.2, p. 75-78, 2009. Disponível em:<http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/3595/2836>. Acesso em: 15 mar. 2015.

VENTUROSO, Luciano dos Reis et al. Atividade antifúngica de extratos vegetais sobre o desenvolvimento de fitopatógenos. Suma Phytopathol, Botucatu, v. 37, n. 1, p. 18-23, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/sp/v37n1/v37n1a03.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)