Percepção dos discentes do curso de licenciatura em Educação no Campo na UFCG, Sumé- PB
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil dos discentes do curso de LEC da UFCG do campus de Sumé, bem como a sua avaliação do curso e perspectivas futuras na profissão de educador no campo. Metodologicamente, utilizou-se questionário online com 14 perguntas, sendo 13 de múltiplas escolhas e 1 aberta, por meio da ferramenta Google forms. Constatou-se que dos 37 alunos, 51% são do sexo feminino, 68% residente a maioria na zona urbana. 97% acredita que o curso prepara para ser um educador que contribua para a valorização da cultura e identidade dos povos campesinos. Quanto as pespectivas, 51%, afirmaram que tem anseio de atuar no campo e 84% pretendem ingressar em uma pós-graduação. Conclui-se que o curso de LEC na UFCG de Sumé traz nas aulas os temas necessários para um docente do campo, estes, por sua vez, apresentam incertezas quanto sua atuação profissional no campo.Referências
ARROYO. M. G.; CALDART. R. S. e MOLINA. M. Por uma educação do campo. (Org). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, 2007.
CALDART, R.S. A escola do campo em movimento. In: Arroyo, M.G.; Caldart, R.S.; Molina, M.C. (Org.). Por uma educação do campo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p.147-158
FREITAS, H. C. A. Rumos da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 35- 49, abr. 2011.
ARRUDA, M. da C. C. ; OLIVEIRA, L. M. T. . Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas. Eccos Revista Científica, n. 33, p. 173-186, 2014.
MARTINS, F. J. Educação do Campo: processo de ocupação social e escolar. In: II Congresso Internacional de Pedagogia Social. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt > Acesso em: 23 abri. 2015, 20:32:45.