Análise da influência do marketing verde na decisão de compra de estudantes universitários no interior da Paraíba

Autores

  • Josenildo Oliveira Sobrinho Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayza Morganna Farias Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande
  • Natália Thaynã Farias Cavalcanti Universidade Federal de São Carlos
  • Marta Emília Aires Cavalcante de Farias Universidade Estadual da Paraíba
  • Carlos Augusto Silva Júnior Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência do marketing verde na decisão de compra dos estudantes dos cursos de Tecnologia do CDSA/UFCG, campus Sumé – PB. Para isso foi aplicado um questionário com os alunos dos cursos da UATEC/CDSA para uma amostra de 70 universitários. Os resultados mostram que 39% dos entrevistados consideram que o marketing verde seja uma estratégia utilizada pelas empresas para vender mais, 96% reconhecem sua importância, contudo 39% comprariam um produto cujo processo produtivo agrida o meio ambiente. Deste modo, os universitários deste estudo reconhecem a importância do marketing verde para a sociedade, entretanto não exercem hábitos de consumo consciente.

Biografia do Autor

  • Josenildo Oliveira Sobrinho, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando em Engenharia de Produção na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayza Morganna Farias Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande
    Bacharel em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos pela Universidade Federal de Campina Grande e mestranda em biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Natália Thaynã Farias Cavalcanti, Universidade Federal de São Carlos
    Bacharel em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba e mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos
  • Marta Emília Aires Cavalcante de Farias, Universidade Estadual da Paraíba
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba
  • Carlos Augusto Silva Júnior, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando em Ciências Sociais na Unidade Acadêmica de Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande

Referências

GONZAGA, C. A. M. Marketing verde de produtos florestais: teoria e prática. Floresta, Curitiba, PR, v.35, n.2, maio/ago. 2007.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.

PADRO, R. A. D. P. et al. A influência do marketing verde nos hábitos de consumo dos jovens universitários dos cursos de administração: estudo em Instituições de Ensino Superior (IES). REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 2, p 126-145, 2011.

PEATTIE, K. Environmental marketing management: meeting the green challenge. London: Pitman Publishing, 1995.

SAVITZ, A. W. A Empresa sustentável. O verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Atlas, 2007.

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Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

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